A TAP vai fazer mais um voo de repatriamento de portugueses no Brasil e cidadãos estrangeiros residentes em Portugal no dia 11 de Março, de São Paulo para Lisboa.
O novo voo, que será o segundo desde que foram suspensas as ligações aéreas com o Brasil, foi anunciado no site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, segundo a “TSF”.
A informação consultada pelo PressTUR indica que o voo foi “autorizado pelo Governo Português e pelas autoridades competentes em matéria de aviação civil”.
“A TAP Air Portugal contactará os passageiros que, sendo portugueses ou cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, foram afetados pela suspensão dos voos e manifestaram, junto dos postos consulares portugueses no Brasil, necessidade de regresso imediato a território nacional, não tendo tido ainda possibilidade de o fazer”, acrescenta o Consulado Geral de Portugal em São Paulo.
A informação indica ainda que “o contacto preferencial será por via telefónica, mediante os dados fornecidos aos postos consulares”.
Os passageiros devem apresentar comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque, com excepção das crianças que não tenham completado 24 meses de idade.
Os passageiros terão ainda que cumprir, após a entrada em Portugal, um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde portuguesas.
O primeiro voo de repatriamento realizou-se a 27 de Fevereiro (clique para ler: TAP realiza voo de repatriamento do Brasil a 27 de Fevereiro).
O Governo suspendeu os voos de e para o Brasil pela primeira vez este ano entre 29 de Janeiro e 14 de Fevereiro, e entretanto prolongou a suspensão por duas vezes, primeiro até 1 de Março e depois até 16 de Março.
Os voos entre Portugal e Reino Unido também estão suspensos devido à situação epidemiológica provocada pelo vírus SARS-CoV-2.