
A nova realidade para o turismo com o surgimento da pandemia de covid trouxe para o dia a dia de quem trabalha com turismo a necessidade de desenvolvimento de ferramentas digitais que evitam o contato pessoas e agilizam as operações de viagens. A novidade no momento é o certificado de saúde digital dos viajantes, um aplicativo desenvolvido pela Amadeus em sua plataforma Traveler ID que acelerar o processamento de passageiros e hóspedes pelas companhias aéreas, aeroportos e hotéis.
A Traveler ID é apresentada pelo Amadeus como uma plataforma segura usada pelos seus clientes que conecta, digitaliza e automatiza a identificação do viajante e a validação de documentos.
Numa altura em que as verificações manuais de documentação de saúde, mantendo o distanciamento social exigem às companhias aéreas “cerca de 90% da sua equipe normal de check-in para processar apenas 30% dos passageiros”, o Amadeus pretende fornecer “uma maneira segura e sem atrito para os passageiros mostrarem que possuem a documentação de saúde necessária para viajar”.
As novas funcionalidades da Traveler ID permitem que o passageiro mostre a documentação de saúde necessária de maneira segura e automatizada, adicionando-a digitalmente ao sistema da companhia aérea ou do aeroporto, seja no check-in dos passageiros feito em casa ou no aeroporto.
Os novos desenvolvimentos nesta plataforma permitem incorporar passaportes/certificados de saúde, incluindo o CommonPass e o ICC AOKpass, “para permitir que os viajantes recuperem registos digitais através do fornecedor da sua escolha sem sair do site da companhia aérea, mobile ou app”.
A plataforma também tem conexões diretas com centros de teste em parceria com companhias aéreas. Por outro lado, a tecnológica sublinha que “a privacidade e a segurança têm sido fundamentais para o design da Traveler ID, garantindo que os passageiros escolham quando e onde desejam fornecer provas digitais do seu estado de saúde”.