A secretária de turismo de Portugal, Rita Marques anunciou que em maio as fronteiras do país estarão abertas para os turistas internacionais, para quem está vacinado. Para isso será cobrado a apresentação do “Passaporte Verde”, instituído pela União Europeia e que passa entrar em vigor a partir do dia 17 de março.
“Por enquanto, as viagens não essenciais precisam de ser restritas, mas acreditamos que Portugal vai poder permitir viagens sem restrições em breve, não só para pessoas vacinadas, mas também para pessoas imunes ou que testem negativo”, afirmou Rita Marques. Ainda segundo a secretária de Estado, a abertura ao turismo “vai acontecer em breve, dentro de uns dois meses, talvez no início de maio”, acrescentou.
O governo está “trabalhando no sentido de reabrir o turismo o mais rápido possível de uma forma segura” e mostrou confiança no chamado “passaporte verde”, novidade na qual a própria Comissão Europeia deve publicar um projeto de lei até 17 de março. O documento permitiria que aqueles que foram totalmente vacinados circulassem mais livremente entre os países dentro do bloco, a fim de retomar setor de viagens gravemente atingido na crise.
BTL
As declarações de Rita Marques sobre a abertura das fronteiras em maio coincidem com a data da realização da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) prevista para ocorrer de 12 a 16 de maio. A notícia deve causar muita expectativa, mas frustração também para aqueles que não conseguirem se vacinar até a data do evento.