ALAGOASDestaques

Aena acompanha agravamento da pandemia e anuncia investimentos

A Concessionária de aeroportos Aena em resposta às indagações do circuitomundo.com informou que acompanha o cenário do agravamento da pandemia de covid-19. Contudo, por enquanto, segundo a empresa em resposta a nossa indagação se a empresa voltaria a impedir o acesso, respondeu que “não há previsão de mudanças operacionais”.

A Concessionárias também informou que está realizando obras de melhorias nos aeroportos de sua responsabilidade para proporcionar mais conforto e comodidade a todos. Os Aeroportos Zumbi dos Palmares em Alagoas e Santa Maria em Sergipe estão recebendo investimentos que também podem proporcionar a melhoria da certificação desses aeródromos para categoria Delta (D) ou até mesmo eco (E) (https://circuitomundo.com/2021/02/21/exclusivo-saiba-tudo-sobre-o-processo-de-certificacao-do-aeroporto-zumbi-dos-palmares/)

1 – Gostaria de saber se existe a possibilidade do aeroporto Zumbi dos Palmares voltar ser fechado, em alguns horários, como ocorreu ano passado? 

A Aena Brasil está em contato constante com as companhias aéreas, que, por causa da pandemia, estão em fase de ajustes na sua malha aérea. Atualmente, não há previsão de mudanças operacionais significativas. 

2 – As obras estão sendo realizadas para atender as exigências da ANAC E SAC para a reclassificação dos aeroportos de Maceió e Aracaju?

As obras iniciadas em todos os terminais fazem parte do contrato da concessionária com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), referente às exigências da 5ª rodada de concessão de aeroportos. 

3 – A Aena já recebeu pedido de informação sobre as condições do aeroporto Santa Maria em Aracaju, para que aquele aeródromo possa operar com escalas de voos vindos de Lisboa/Salvador? 

Até o momento, não foram recebidas consultas. No entanto, o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria é alfandegado e está apto a receber voos internacionais, bem como a operar com escalas de voos vindos de Lisboa/Salvador.

4 – Quais as condições estruturais atualmente do aeroporto Santa Maria em Aracaju? 

O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria está passando por obras de melhoria, que incluem renovação completa dos banheiros e melhorias no sistema de climatização, sinalização, pintura, iluminação e acessibilidade. Futuramente, o terminal passará por obras de segurança e incremento operacional, de acordo com o contrato firmado com a Anac. Este segundo bloco de investimentos deve ser entregue até 2023. 

Vale lembrar que, recentemente, o terminal ficou em primeiro lugar no Prêmio Peotram Modal Aéreo 2020, da Petrobras, em reconhecimento aos serviços prestados no segmento de logística off shore. 

5 –  O aeroporto Santa Maria tem condições estruturais para receber aeronaves A 330, se a companhia aérea internacional conseguiu a licença especial da ANAC?

O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria está classificado, pela Anac, como 4C e está apto a receber todos os voos e aeronaves compatíveis com sua classificação. 

Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, recebe melhorias para dar mais conforto aos passageiros

 Investimentos 

Para assegurar o padrão de qualidade dos serviços prestados, a Aena Brasil dará início, essa semana, às obras de revitalização do Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares. Os trabalhos, que incluem a renovação completa dos banheiros, além de melhorias no sistema de climatização, sinalização, pintura, iluminação e acessibilidade, entre outros itens, começam nesta terça-feira, 2, e vão até o dia 23 de maio. As obras emergenciais fazem parte do contrato da concessionária com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Inicialmente prevista para ser realizada em 2020, esta primeira etapa da melhoria do aeroporto foi adiada por causa da pandemia do novo coronavírus. Além do terminal de Maceió, outros cinco também serão reformados, todos administrados pela Aena Brasil. Apesar de a empresa estar trabalhando para que as obras não atrapalhem a experiência do passageiro no aeroporto, alguns serviços e estruturas terão de ser adaptadas até a conclusão do trabalho. Todos os terminais contam com sinalização e esquema de segurança operacional a fim de que não haja incidentes.

“Essas obras foram planejadas com o objetivo de oferecer mais conforto e bem-estar aos nossos passageiros. Apesar dos possíveis incômodos iniciais, pelos quais pedimos desculpas, vamos ter a oportunidade de proporcionar um serviço de maior qualidade depois que tudo estiver pronto”, ressalta Adilson Pereira, diretor do terminal de Maceió. 

As revitalizações chegam para reafirmar o compromisso da concessionária com o bem-estar dos milhares de passageiros que passam diariamente pelos terminais de Maceió (AL), do Recife (PE), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). Um segundo bloco de melhorias, na área de operações, está sendo programado e deverá ser entregue até junho de 2023.

Desde o início da pandemia, a Aena Brasil teve de adaptar suas operações para adotar normas e protocolos sanitários necessários à segurança de todos que utilizam seus terminais. A empresa segue regras estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o combate à disseminação da covid-19. Em todos os terminais administrados pela companhia, tem sido feito o trabalho de conscientização por meio de avisos sonoros a respeito das medidas de proteção, além de contar com a atuação de seus colaboradores para ajudar nessas orientações. Somado a isso, há sinalização reforçada alertando sobre as formas de prevenção à doença.” 

Aena investe em tecnologia e segue as normas do Turismo Seguro
Artigos relacionados
Destaques

Quadrilhas juninas são oficializadas como manifestações culturais nacionais

As quadrilhas juninas, tradicionais grupos de danças típicas das celebrações dessa época do ano, foram oficialmente reconhecidas como manifestações culturais…
Destaques

SP quer desenvolver rota transcontinental indígena no estado

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), assinou…
ALAGOAS

Com aumento de 70%, Alagoas lidera ranking de vendas da CVC no 1º semestre de 2024

O crescimento do turismo em Alagoas tem sido contínuo. Prova disso é que o nosso estado lidera o ranking de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :