O agravamento da pandemia vem causando o cancelamento de voos em todo Brasil, fato já noticiado aqui, na última segunda-feira. Em Alagoas, as companhias aéreas GOL e Latam cancelaram os voos Maceió/ Guarulhos em São Paulo, que ocorriam de madrugada, Brasília/Maceió e Maceió/Salvador/Maceió.
A Latam também cancelou Guarulhos/Maceió/Guarulhos. Já a Azul segue operando com o A321neo para Recife. Atendendo aos passageiros realocados dos voos para Campinas.
Ainda esta semana os cancelamentos vão continuar e em abril praticamente pouquíssimos voos estão nas rotas regulares. Segundo informações de operadores de turismo, o cenário será o mesmo de abril e maio do ano passado.
Cenário
As companhias aéreas que atuam nos espaços domésticos no transporte de passageiros enviaram comunicados anunciando a redução dos voos para abril, consequência do agravamento da pandemia de covid-19 e da restrição de circulação por praticamente todos os Estados do Brasil. Devido ao agravamento do cenário da pandemia, devido a falta de uma campanha unificada do Governo Federal, as principais companhias aéreas nacionais se veem obrigadas a readaptar suas malhas em um futuro de curto prazo.
Após a Gol comunicar que todos os seus clientes com reservas em abril terão de entrar em contato para remarcar seus voos. Azul, Latam e VoePass, não deram mais informações sobre suas malhas no próximo mês.
AZUL LINHAS AÉREAS
Segundo nota da Azul ,”Em função das medidas de restrição que estão sendo implementadas em todo o País, a Azul está ajustando a operação de voos para os próximos meses. A companhia esclarece que está em contato com os clientes para providenciar a reacomodação deles e reforça ainda que, visando garantir a saúde e o bem-estar dos clientes e tripulantes, segue rígidos protocolos sanitários que foram implementados desde o início da pandemia.”
Os clientes afetados com os cancelamentos dos voos querem saber o que farão, mas até o fechamento desta nota não obteve resposta. A nota será atualizada quando mais detalhes forem enviados pela Azul.
LATAM AIRLINES
A Latam Brasil anunciou, na última sexta-feira, que encerrará março com 35% da capacidade do pré-pandemia, isto é, na comparação com março de 2019. Se comparado com março de 2020, no início da crise do setor aéreo, a operação de março de 2021 corresponde a 48% da capacidade da companhia.
Sobre abril, segue a mensagem enviada pela Latam:
“Conforme comunicamos no último balanço, a Latam segue revisando diariamente as projeções e seguiremos comunicando mensalmente nossas estimativas operacionais.”
No momento a companhia não tem uma estimativa da malha de abril.
VOEPASS
A VoePass Linhas Aéreas enviou nota de esclarecimento que está atenta ao grave momento que o país apresenta devido ao avanço da pandemia e acompanhando a imposição de medidas sanitárias mais restritivas em algumas cidades nas quais possui operação. Essas medidas levam a uma redução à demanda por passagens aéreas e à consequente redução de operações pontuais realizadas pela empresa.
A companhia, que segue os protocolos e as melhores práticas de higiene e sanitização exigidos pelas autoridades de saúde, desde a retomada de suas operações em julho de 2020, realiza todas as adequações necessárias para assegurar a saúde e bem-estar dos passageiros, tripulação e colaboradores, inclusive com a utilização dos sistemas de troca de ar das aeronaves, que garantem a renovação de 100% do ar da cabine a cada 5 minutos, durante todos os voos.
Para os clientes que tiverem seus voos alterados, todos serão notificados via e-mail, ficando a central de atendimento à disposição em caso de dúvida: 0800 770 3757.