O Ministério do Turismo e o Sebare disponibilizaram vídeos com o orientações de boas práticas com o objetivo de ampliar o movimento do selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”. Ao final, prestadores de serviços e guias de turismo podem responder a um quiz que ateste o conhecimento adquirido e receber uma certificação.
“O setor de turismo tem se organizado em todo o país para promover ambientes seguros para os que querem viajar ou precisam se deslocar. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino seguro e responsável”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Os vídeos foram produzidos a partir de diversos protocolos, que também estão disponíveis para consulta. Para acessar os vídeos e o material de apoio, basta clicar em um dos segmentos abaixo:
- Meios de Hospedagem;
- Agências de Turismo;
- Transportadoras Turísticas;
- Organizadoras de Evento;
- Parques Temáticos;
- Acampamentos Turísticos;
- Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares;
- Centros de Convenções, feiras, exposições e similares;
- Empreendimentos de Entretenimento e Lazer e Parques Aquáticos
- Empreendimentos de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva
- Casas de Espetáculo
- Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos
- Locadoras de Veículos para Turistas
- Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos
- Guias de Turismo
Os vídeos orientam empreendedores, colaboradores e guias de turismo sobre boas práticas de higienização comuns que devem ser adotadas, como uso de máscaras, medição de temperatura, disponibilização de álcool em gel, organização de filas com distanciamento mínimo de 1 metro e marcações no chão para sinalizar onde as pessoas devem aguardar. Mas também aborda especificidades de cada segmento para o funcionamento seguro das atividades.
Ao todo, já são mais de 27 mil empreendimentos e guias de turismo com o selo Turismo Responsável. A iniciativa está disponível para 15 atividades turísticas, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias e bares.