Todos estados quem têm Governos sérios estão tomando medidas para conter a pandemia e o Rio de Janeiro, cartão posta do Brasil no turismo internacional, busca travar o crescimento da pandemia para buscar em uma segunda fase, com a chegada da vacina, o mercado exterior mostrando que fez o dever de casa e que a normalidade voltará.
Com está perspectiva a Prefeitura do Rio de Janeiro editou um decreto que proíbe deste sábado (20), a permanência nas areias das praias da cidade, como forma de evitar a propagação do novo coronavírus. Estão proibidos também banho de mar, o comércio nas areias e a prática de esportes. No domingo (21), as pistas de rolamento da orla da zona sul, que costuma fechar parcialmente para lazer, permanecerão abertas, para evitar aglomeração nesses locais.
A prefeitura também decidiu proibir o estacionamento na orla, com exceção para moradores, idosos, portadores de necessidades especiais, hóspedes de hotéis e táxis. Ônibus e outros veículos de fretamento estão proibidos no município, com exceção daqueles que prestam serviço a empresas e hotéis. A princípio, a medida vale até segunda-feira (22).
“Ou nós temos consciência daquilo que nós estamos vivendo e respeitamos as vidas, ou nós vamos viver uma situação inadministrável nos próximos dias. Eu faço este apelo à população carioca. É uma medida dura, difícil. Sabemos das dificuldades econômicas”, disse Eduardo Paes, prefeito do Rio.