BLOG DO BALÃODestaques

Nazaré da beleza das ondas gigantes

Típica vila de pescadores, com casario branco espalhado sobre encostas íngremes, e rodeada de enormes penhascos, a Nazaré é um dos destinos turísticos preferidos do País, que tem conseguido manter muitas das suas tradições. Nos dias de hoje é ainda possível passear pelas ruas da Nazaré, e nomeadamente no seu aprazível paredão junto à praia, e encontrar locais albergando os típicos trajes desta vila, os pescadores vestidos com camisas de xadrez e calças pretas, e as suas mulheres com sete saias, muitas vezes executando as típicas tarefas piscatórias da região: a remendar as redes de pesca ou a secar o peixe sobre o areal.  

Mas deixou de ser possível falar da Nazaré sem mencionar o recorde mundial da maior onda alguma vez surfada (Garret McNamara na praia do Norte em Novembro de 2011) Que deteve o record de maior onda surfada até 2017, altura em que o perdeu para o brasileiro Rodrigo Koxa.A vila da Nazaré passou a ser anfitriã das grandes competições internacionais de surf e a atrair milhares de pessoas curiosas. 

Hoje, a pesca sucumbiu ao turismo, mas Nazaré se orgulha de sua herança, com as suas lendas casas de pescadores, mulheres idosas com roupas tradicionais ainda fazem parte do cenário. 

A Lenda da nossa senhora da Nazaré é uma história (provavelmente) inventada por Frei Bernardo de Brito Da história de dom Fuas Roupinho. Reza a história (ou a lenda) que Dom Fuas Roupinho era um valente cavaleiro que andava à caça num dia de intenso nevoeiro e encontrou um grande CERVO. O cervo corria tanto como o cavalo. Na perseguição, dom Fuas chegou a um local onde o cavalo fincou as suas patas. Reza a história que o cervo era o demónio que queria levar dom Fuas para o Inferno. Quando dom Fuas se apercebeu de que estava prestes a cair num precipício disse: “valha-me Santa Maria”! A santa fez estacar o cavalo salvando assim a vida de dom Fuas que quase mergulhou nas profundezas do atlântico que eram também as profundezas do inferno. 

 A pequena Capela da Memória representa a lenda é de uma grande importância para a aldeia de Nazaré, uma vez que surge da fundação desta vila piscatória. Esta capela foi construída junto aos grandes penhascos e, segundo a lenda, foi construída por ordem de D.Fuas Roupinho dentro da capela encontramos uma replica da imagem de Nossa Senhora da Nazaré, a original encontra-se no santuário da Nossa Senhora da Nazaré. 

A Vila da Nazaré está maravilhosamente localizada entre a praia de areia em forma de lua de um lado e uma rocha gigante do outro, Nazaré tem algumas das mais antigas tradições piscatórias de Portugal.  

As sete saias fazem parte da tradição, do mito e das lendas desta terra tão intimamente ligada ao mar.  

O povo diz que representam as sete virtudes; os sete dias da semana; as sete cores do arco-íris; as sete ondas do mar, entre outras atribuições bíblicas, míticas e mágicas que envolvem o número sete. 

De facto, a origem não é de simples explicação e a opinião dos estudiosos e conhecedores da matéria sobre o uso de sete saias não é coincidente nem conclusiva. No entanto, num ponto, todos parecem estar de acordo: as várias saias (sete ou não) da mulher da Nazaré estão sempre relacionadas com a vida do mar. 

O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré fica localizado na praça principal da cidade, no Sítio da Nazaré. 

Este santuário foi construído na segunda metade do século XIV para aí se colocar a bonita imagem de Nossa Senhora da Nazaré. Este é considerado o primeiro santuário de Portugal e sofreu várias remodelações até adquirir a sua aparência atual em finais do século XIX. 

Forte de São Miguel Arcanjo, talvez o ponto turístico mais famoso de Nazaré. O forte foi construído em meados de 1500 para defender o litoral contra os piratas que frequentemente atacavam o litoral português. 

Atualmente o forte é o palco preferido de curiosos e fãs que todos os anos ficam debruçados ali na espera das ondas gigantes e dos surfistas em busca da onda perfeita. 

O conhecido Canhão da Nazaré é um vale no fundo oceânico que começa a 50 metros de profundidade e vai até perto dos 5000 metros. Por outras palavras, é uma falha na placa continental com um comprimento de cerca de 170 km, a maior da Europa. É devido a este desfiladeiro que as tão conhecidas ondas gigantes da Nazaré são formadas, colocando a vila no mapa do surf nacional e internacional. 

Para chegar a Nazaré desde o aeroporto de Lisboa pode alugar um carro vai pela auto estrada A8 são 122 km 1h20m de viagem, atenção tem pedagio para pagar (15€) ou então você pode sempre pedir Uber ou táxi para o terminal de Sete Rios onde tem ónibus para a Nazaré (11,40€ por pessoa). 

SOBRE O AUTOR:
É formado em Licenciatura em Turismo e comunicação Universidade de Lisboa, Lisboa.Informação turística ‑ Guia interprete nacional acolhimento e acompanhamento de turistas, prestação e informação sobre história e património, desenvolvimento de produtos relacionados com informação turística, promoção turística. Gestão turística ‑ gestão de empresas turísticas, planeamento e controle de gestão , funções de coordenação. Gestão do lazer e animação turística ‑ coordenação e controle das diferentes áreas da animação turística em empreendimentos turísticos.
Licenciatura em História pela Universidade de Lisboa.
Artigos relacionados
Destaques

Las Vegas: pista de patinação no terraço do Venetian é inaugurada

Deslizar no gelo não é a única maneira dos patinadores viajarem em Las Vegas neste inverno. O Flipper’s Roller Boogie Palace foi…
Destaques

SP assina protocolo de intenções para o desenvolvimento do Caminho do Peabiru

O Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), assinou…
Destaques

Município de Piranhas (AL) recebe carreta-escola do programa Escola do Turismo

O município de Piranhas, no Sertão alagoano, recebe este mês a Carreta-escola, que leva cursos de gastronomia de curta duração…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :