
A oportunidade de se tornar piloto de avião comercial, comissário de bordo ou até mecanico de aeronave surgiu com a um Programa de formação de mão-de-obra realizado pela Associação Voar, instituição sem fins lucrativos que dá bolsas de estudo para formações na área da aviação comercial, começa este mês com a primeira turma de bolsistas.
A primeira turma deste ano á está em formação com 17 pessoas selecionadas para se especializarem nas carreiras de piloto, comissário de voo e mecânico de aeronave. Foram mais de 1,1 mil inscritos e cerca de 700 candidatos atenderam aos requisitos da seleção e passaram pelo amplo processo de seleção, que foi iniciado em 2019.
Esta primeira turma vai formar seis se formarão pilotos, seis serão comissários de voo e outros cinco se formarão mecânicos de aeronave. O tempo de formação varia entre quatro meses e três anos e meio, a depender da profissão escolhida pelo candidato e ao final todos estarão aptos a exercerem suas atividades no mercado de emprego da avião civil.

Azul
O Programa foi criado por executivos da companhia aérea Azul em 2019 com o objetivo de proporcionar a milhares de jovens de famílias de baixa renda, quem têm potencial para se tornarem pilotos, comissários ou mecânicos de aeronaves, um ação louvável que poderiam se ampliada, se tivesse o apoio de outros setores da sociedade.
Segundo o presidente da Azul, John Rodgerson, “a Associação Voar com o anseio de ajudar e dar oportunidades para qualquer pessoa crescer na carreira de aviação. Muita gente nasce em famílias humildes e não tem a mesma oportunidade que outras pessoas para investirem em seus sonhos, pois o valor das formações pode chegar a R$ 150 mil. Nosso desejo é que o projeto alcance bons resultados, que os Tripulantes selecionados concluam suas qualificações e que tenhamos a cada edição lindas histórias para contar, apoiar e transformar vidas”, finalizou.