DestaquesNotícias

Secretários de turismo do Nordeste se unem por uma política de divulgação para região

O ministro do turismo Gilson Neto recebeu ontem os secretários de turismo dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, com o objetivo de discutir formas de unificar a promoção do Turismo no Nordeste, com o propósito de “aumentando a competitividade dos destinos nos mercados nacional e internacional, gerando emprego e renda para os Estados e difundindo ainda mais o apelo histórico, cultural e natural dessas localidades”.

Os secretários de Turismo, Ana Costa (RN) e Rodrigo Novaes (PE), além de Sandra Villanova – assessora Especial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas – Sedetur (AL) e a presidente da PBTur, Ruth Avelino (RN) apresentaram ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o projeto que prevê a promoção conjunta com bases no acervo cultural e histórico de cada Estado, conectividade com os principais destinos emissores domésticos e internacionais e ainda, a divulgação da variedade de oferta de produtos e serviços turísticos com impactos reais na econômica de cada região.

“Sabemos que cada Estado é singular, mas compartilham a mesma essência turística: são destinos de sol e praia com forte tradição e apelo histórico-cultural. Além disso, a proximidade geográfica dos quatro Estados possibilita que o turista, em uma única viagem, visite diversos destinos, incrementando a permanência média e gerando mais riquezas para a região”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

“Essa é uma iniciativa extremamente importante, a união dos Estados do Nordeste é fundamental na promoção unificada dos destinos, que são os mais bonitos do Brasil. Me coloco a disposição dos colegas secretários e do Ministério do Turismo para que a gente mantenha o diálogo cada vez mais próximo na divulgação da região como um todo, fortalecendo os diferenciais competitivos de cada um. Esperamos impulsionar ainda mais atividade turística e, sobretudo, assegurando a geração de emprego e renda para o nosso povo”, comenta Rafael Brito, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas.

Para a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Ana Costa, a iniciativa de integrar os três Estados vizinhos ao Rio Grande do Norte será fundamental para apresentar um produto novo no mercado. “Promover nosso Estado em conjunto com a Paraíba, Pernambuco e Alagoas irá colaborar com a retomada do setor envolvendo vários atores importantes do Turismo nacional e internacional”, disse.

O projeto que será desenvolvido e implementado pela BBG Brasil, já aponta a ênfase em alguns produtos segmentados como, por exemplo, Sol e Mar, Luxo, Ecoturismo e Turismo Rural, Arte, Cultura e Gastronomia. “Todo conceito será baseado nos diferenciais de cada região, como atrativos e locomoção – trechos rodoviários, por exemplo, para quem deseja seguir uma viagem pelos destinos de carro”, diz Vitor Bauab, da BBG Brasil.

Outro fato que deve ser levado em conta está ligado à divulgação das principais tendências de sustentabilidade e acessibilidade econômica neste momento pós-pandemia. “Importantíssima a união dos Estados nesse momento em que a pandemia dificultou e continua impactando o Turismo. Acredito que dará um grande impulso ao Turismo da Paraíba. Estou muito confiante”, enfatiza Ruth Avelino, presidente da PBTur.

De acordo com o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, os quatros Estados propõem “uma articulação inovadora que traz novas estratégias e um produto importante para o Turismo no Brasil”. “No momento em que o setor está sendo repensado por conta das leis e regulamentações pela pandemia, com certeza essa é uma ação de extrema importância e peculiar, tendo em vista que nunca houve no Turismo algo que unisse a cultura, arte, gastronomia e belezas naturais desses quatro Estados importantes para economia turística da região. Tenho certeza que esse projeto tem tudo pra dar certo”, afirmou Novaes.

O ministro Gilson Machado ainda acredita que ideias como estas “fora da caixa” são fundamentais para promover o turismo neste período pós pandemia. “Acredito que as características turísticas semelhantes e a estrutura de primeiro mundo – hoje são quatro aeroportos internacionais com expectativa para mais um em Maragogi (AL) – são fundamentais para a implementação e sucesso de um projeto de promoção como este”, ressalta. “Aliás, este projeto pode ser a referência para que outros estados possam desenvolver também ações e projetos de promoção e comercialização conjuntas”, finaliza.

O projeto que cria um roteiro pelos quatro Estados ainda pode se beneficiar das tendências de consumo de viagens pós-pandemia, como busca por destinos secundários no interior dos Estados ou em praias mais desertas, evitando aglomerações, viagens de carro explorando uma região, procura por autenticidade e interação com as comunidades locais, bem estar, contato com a natureza e ainda a valorização do impacto positivo no destino, com ênfase em sustentabilidade, inclusão e valorização da cultura local. Tudo isso em roteiros e produtos com fácil acesso, boa infraestrutura e cenários incríveis no litoral e nas diversas paisagens do interior nordestino.

Desde o fim da CTI-Nordeste, que trabalhava a promoção e venda da região de forma unificada, os nove Estados têm buscado novas formas de promoção e roteiros conjunto, como já existe na Rota das Emoções, por exemplo, e essa é mais uma tentativa de integrar a região em viagens para mais de um destino em Estados diferentes.

FONTE: Panrotas

Artigos relacionados
DestaquesEVENTOS

Os ventos estão soprando para o Festival de Velas em Maragogi

Os ventos chegaram ao mar de Maragogi, soprando forte e já aguardando o início do 3º Festival de Velas que…
Notícias

Com o Voa Brasil, aposentados estão viajando para todas as regiões pelo país

Após dez semanas de lançamento, o Voa Brasil, maior programa de inclusão social da aviação civil brasileira, continua a crescer…
Destaques

Campanha de divulgação do Brasil na Argentina chega ao Obelisco

Os arredores do Obelisco de Buenos Aires, um dos pontos turísticos mais famosos da Argentina, ganharam as cores do Brasil….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :