ALAGOASDestaquesNotícias

Acesso ao Cadastur passa a ser pelo portal gov.br

Alteração pretende unificar diversos serviços digitais dos órgãos e das entidades de administração pública nacional na mesma plataforma.

Texto de Thiago Tarelli

O acesso ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) agora é feito pelo site www.gov.br. As empresas do setor e guias de turismo que desejam realizar a renovação ou nova inscrição no registro devem acessar o portal e realizar o login no site. O intuito do Governo Federal é unificar diversos serviços digitais dos órgãos e das entidades de administração pública nacional na mesma plataforma.

Para quem ainda não tem, será necessário fazer uma conta no gov.br clicando no botão “entrar com gov.br”, no topo da página do Cadastur, e seguir todas as orientações. Se o usuário já possui o login, basta logar com o usuário e senha já definidos anteriormente e prosseguir realizando as ações desejadas.

Uma vez logado, caso o usuário já tenha o cadastro no sistema poderá acessar, alterar, renovar, administrar os dados, cadastrar outra atividade ou incluir nova empresa. Caso já tenha Cadastur e as informações não apareçam após o login, será necessário enviar uma mensagem ao sistema do Governo Federal através da aba “fale conosco”, localizada no canto superior direito do site do Cadastur, para que seja feita a veiculação.

Em caso de novos cadastros, o usuário deverá logar com a conta gov.br clicando no botão entrar gov.br no topo da tela e, ao fim do processo, será redirecionado para a página do Cadastur para preenchimento de todos os dados.

Importância

A legislação em vigor através da Lei Geral do Turismo determina que o registro no Cadastur é obrigatório para sete categorias do setor: agência de turismo; meio de hospedagem; transportadora turística; organizadora de eventos; acampamento turístico; parque temático, além dos guias de turismo.

Ao realizar o cadastro, além de cumprir uma exigência legal, o prestador de serviços turísticos ganha maior visibilidade, tendo em vista se tornar uma opção mais segura para o turista na hora de escolher prestadores de serviços turísticos que vão apoiá-lo durante uma viagem.

O Selo do Turismo Responsável, criado pelo Ministério do Turismo no ano passado para certificar os estabelecimentos dos segmentos que cumprem todos os protocolos sanitários em atenção à pandemia, também é atrelado ao Cadastur, já que a autenticação só é concedida a empreendimentos vinculados ao cadastro.

Artigos relacionados
Destaques

Alagoas comemora mais de 4.500 certificados entregues no primeiro ano da Escola de Turismo

O governador Paulo Dantas comemorou, ontem, 18, durante solenidade no Palácio República dos Palmares, o primeiro ano do programa Escola…
Destaques

Brasil fecha o primeiro semestre com 3,6 milhões de turistas internacionais

O turismo brasileiro encerra o primeiro semestre de 2024 com mais uma conquista: a marca de 3.597.239 turistas internacionais visitando…
ALAGOAS

Primeira reunião do Conetur define obrigações institucionais, finalidades e competências

O Conselho Estadual de Turismo de Alagoas (Conetur), que faz parte da estrutura organizacional da Secretaria de Estado do Turismo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :