Alteração pretende unificar diversos serviços digitais dos órgãos e das entidades de administração pública nacional na mesma plataforma.
Texto de Thiago Tarelli
O acesso ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) agora é feito pelo site www.gov.br. As empresas do setor e guias de turismo que desejam realizar a renovação ou nova inscrição no registro devem acessar o portal e realizar o login no site. O intuito do Governo Federal é unificar diversos serviços digitais dos órgãos e das entidades de administração pública nacional na mesma plataforma.
Para quem ainda não tem, será necessário fazer uma conta no gov.br clicando no botão “entrar com gov.br”, no topo da página do Cadastur, e seguir todas as orientações. Se o usuário já possui o login, basta logar com o usuário e senha já definidos anteriormente e prosseguir realizando as ações desejadas.
Uma vez logado, caso o usuário já tenha o cadastro no sistema poderá acessar, alterar, renovar, administrar os dados, cadastrar outra atividade ou incluir nova empresa. Caso já tenha Cadastur e as informações não apareçam após o login, será necessário enviar uma mensagem ao sistema do Governo Federal através da aba “fale conosco”, localizada no canto superior direito do site do Cadastur, para que seja feita a veiculação.
Em caso de novos cadastros, o usuário deverá logar com a conta gov.br clicando no botão entrar gov.br no topo da tela e, ao fim do processo, será redirecionado para a página do Cadastur para preenchimento de todos os dados.
Importância
A legislação em vigor através da Lei Geral do Turismo determina que o registro no Cadastur é obrigatório para sete categorias do setor: agência de turismo; meio de hospedagem; transportadora turística; organizadora de eventos; acampamento turístico; parque temático, além dos guias de turismo.
Ao realizar o cadastro, além de cumprir uma exigência legal, o prestador de serviços turísticos ganha maior visibilidade, tendo em vista se tornar uma opção mais segura para o turista na hora de escolher prestadores de serviços turísticos que vão apoiá-lo durante uma viagem.
O Selo do Turismo Responsável, criado pelo Ministério do Turismo no ano passado para certificar os estabelecimentos dos segmentos que cumprem todos os protocolos sanitários em atenção à pandemia, também é atrelado ao Cadastur, já que a autenticação só é concedida a empreendimentos vinculados ao cadastro.