Os amantes da cidade luz podem podem preparar as malas, se estiverem vacinados porque o Governo da França anunciou abertura para o turismo em julho. Contudo uma série de normas que sob um novo plano de quatro etapas anunciado pelo presidente Emmanuel Macron, qprojeta acabar com o bloqueio parcial do país. Para entrarem na França, os turistas serão obrigados a apresentar um passaporte de saúde que inclua a prova de que foram totalmente vacinados contra Covid-19 ou um teste PCR negativo.
O plano prevê a reabertura de museus, teatros, salas de espetáculos, lojas, espaços culturais, cafés e restaurantes sob certas condições a partir de 19 de maio. A partir de 9 de junho, cafés e restaurantes poderão retomar o funcionamento regular até às 23h e eventos para até 5 mil pessoas também serão permitidos. A fase final do plano inclui o fim do toque de recolher noturno, bem como a maioria das outras restrições em 30 de junho.
A primeira fase do plano está marcada para começar na próxima segunda-feira (3/5). No entanto, o progresso a partir daí dependerá da evolução da pandemia na França. “Estou confiante de que toda a França será capaz de passar para a fase de 19 de maio”, disse Macron a repórteres. “As medidas serão nacionais, mas poderemos ativar ‘freios de emergência’ em áreas onde o vírus está circulando em uma taxa muito alta”, completou.