O Ministério do Turismo selecionou, em abril, as 10 cidades convidadas a participar do projeto-piloto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), entre elas o Rio de Janeiro (RJ). Nesta quarta-feira (5), pela capital fluminense, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, iniciou uma série de visitas programadas a estas cidades para apresentar e discutir o projeto.
Acompanhado da diretora de Inteligência Mercadológica e Competitividade do Turismo, Nicole Facuri, o secretário William França participou de audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Na paula, “medidas para a viabilização do conceito de Smart City”. À tarde, a reunião foi com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Ainda na capital fluminense, nesta quinta-feira (6), a comitiva do MTur apresentará o projeto-piloto para o desenvolvimento da política pública de Destinos Turísticos Inteligentes no país na Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Também se reunirão com o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, e, posteriormente, com o secretário de turismo do município do Rio de Janeiro, Cristiano Beraldo.
“Com o DTI, ganham os empreendedores de serviços turísticos, por meio da ampliação da visitação, gerando economia e renda para a cidade; e o turista, que tem a sua experiência melhorada desde o momento da compra da viagem. Por isso, iniciamos essas conversas in loco, a partir de uma agenda que será criada com cada cidade, para apresentarmos o projeto e definirmos estratégicas conjuntas”, informou o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo.