CIA AÉREAS

Air-France-KLM lança primeiro voo de longo curso com combustível ecológico

PARIS (AP) – A Air France-KLM está enviando para o ar o que chama de seu primeiro voo de longo curso com combustível de aviação sustentável (SAF) na terça-feira. O avião está usando petróleo misturado a um combustível sintético derivado de óleos de cozinha usados.

A empresa disse que o movimento em direção ao combustível de aviação sustentável ou SAF visa apoiar a criação de uma indústria que garanta um transporte aéreo cada vez mais ecologicamente responsável. O jato da Air France está voando de Paris a Montreal, com uma mistura de combustível que inclui 16% de combustível sustentável.

Faz parte dos esforços da indústria em todo o mundo para experimentar combustíveis alternativos à medida que os reguladores e governos tornam as regras de emissões mais rígidas nas próximas décadas. Outras companhias aéreas e fabricantes de aviões também estão experimentando o uso de vários níveis de biocombustíveis ou diferentes tipos de combustível sustentável.

A Air France-KLM revelou a iniciativa em um evento na pista do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Com a presença de jornalistas, ele foi apresentado por figuras-chave da aviação, incluindo o presidente-executivo da Air France-KLM Benjamin Smith, o CEO da empresa petrolífera Total Patrick Pouyanne e o presidente da Airbus, Guillaume Faury.

Steve Csonka, diretor executivo da Commercial Aviation Alternative Fuels Initiative, saudou a mudança, chamando a SAF de “crítica” na redução das emissões de dióxido de carbono para toda a indústria de aviação movida a jato.

Ele vai, disse ele, “representar a maioria das reduções de emissões de CO2 alcançáveis ​​pela indústria nas próximas décadas” e “está sendo apoiado por políticas de incentivo nos EUA.

Andrew Murphy, do grupo de defesa ambiental Transport and Environment, com sede em Bruxelas, disse que “é bom que eles estejam experimentando, é importante que a indústria esteja fazendo experiências” com isso, pois o mundo parece estar saindo da pandemia e as viagens recomeçam.

A Air France-KLM afirmou ter feito o primeiro vôo regular com combustível sintético sustentável para aviação em fevereiro, de Amsterdã a Madri. 

Artigos relacionados
CIA AÉREASDESTINOS

Gol vai oferecer voos diários entre Salvador e Porto Seguro

Após negociações com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a Gol Linhas Aéreas vai oferecer…
CIA AÉREAS

Aéreas irão oferecer 150 mil voos e mais de 20 milhões de assentos na alta temporada

As companhias aéreas brasileiras programaram cerca de 150 mil voos e a oferta de mais de 20 milhões de assentos…
CIA AÉREAS

LATAM Brasil fecha acordo interline com AEGEAN Airlines, melhorando a conectividade com a Grécia

A LATAM Airlines Brasil deu mais um passo em sua estratégia de ampliar a conectividade internacional e consolidar-se como a…