O empresário David Neeleman mais uma vez surpreende o mercado da aviação no mundo lançando desta vez a sua mais nova companhia aérea. Trata-se da Breeze Airways, que inicia seus primeiros voos, na próxima quinta-feira, 27 de Maio, serão Charleston, na Carolina do Sul, Tampa, na Florida, e Hartford, no Conneticutt.
O impetuosos Neeleman foi sócios da TAP e fundador, entre outras, da brasileira Azul e da norte-americana JetBlue, anunciou para a próxima semana os seus primeiros voos.
O novo projecto aposta nas ligações directas entre cidades médias dos Estados Unidos que não têm voos das grandes companhias.
Denominada Moxy, sendo o quinto projeto de David Neeleman na aviação que deseja aproveitar o novo cenário de aumento da procura de voos, nomeadamente para destinos de lazer. A nova companhia aérea terá 39 rotas entre 16 cidades norte-americanas..
O empresário que é norte-americano, mas nascido no Brasil, e portanto tem dupla nacionalidade, informou que 95% das rotas da Breeze serão servidas com voos diretos, por oposição às chamadas companhias de rede, cujas ligações passam sistematicamente pelos seus hubs.
“As pessoas focam-se nas tarifas, mas é igualmente importante ter um voo conveniente, onde se pode chegar em uma hora em vez de três”, argumentou Neeleman em entrevista, citado pela agência Reuters.
A Breeze vai operar com aviões Embraer E190 e E195, alguns dos quais passados pela Azul, fundada e presidida por Neelman.
A companhia, com sede em Salt Lake City, tem no entanto o plano de ter a sua frota baseada em Airbus A220, de que tem 60 aparelhos encomendados.
Neeleman, segundo os comentários do mercado aéreo, pretende preencher uma lacuna existente em Portugal e deixado pela TAP, que é iniciando operações do Brasil à cidade do Porto, através da Azul. O empresário vê oportunidade no encolhimento da companhia aérea portuguesa nas rotas brasileiras.