O Renaissance Park Hotel – Porto, um investimento de 56 milhões de euros do Grupo Mercan, em parceria com o RA Group, já se encontra em construção e tem conclusão prevista para final de 2022.O hotel da marca que pertence à Marriott International vai ter uma área de 14 mil metros quadrados, contando com 163 quartos, uma piscina panorâmica exterior no último andar, com bar e esplanada, um restaurante para 250 pessoas e um centro de congressos com capacidade para 600 pessoas.
A sua localização será perto da Igreja da Lapa, a cerca de 10 minutos da Torre dos Clérigos e da Câmara Municipal do Porto.
O projecto conta com arquitetura da Visioarq Arquitectos, interiores do estúdio Broadway Maylan, engenharia da JFA Engenharia e está a ser levado a cabo pela Cobelba S.A. De acordo com o comunicado do grupo, a sua construção deve decorrer nos próximos 18 meses.
A edificação deste hotel vai ter a certificação energética Leed Gold, a segunda mais alta do sistema de ranking LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) que avalia a eficiência energética, o uso de água, a qualidade do ar, a escolha de materiais de construção e diferentes factores ambientais no design e na construção de edifícios. Este programa é patrocinado pelo United States Green Building Council e conta com quatro níveis de certificação.
O Grupo Mercan, de acordo com o seu vice-presidente, Jordi Vilanova, acredita “no potencial do turismo em Portugal” e tem convição “de que o país tem todas as condições que justificam a aposta neste sector tão afetado pela pandemia”.
O vice-presidente salientou ainda que, com 160 investidores internacionais neste projeto, este “é um exemplo da boa aplicação do investimento estrangeiro via Vistos Gold”.
Este projeto vai ceder 17.700 metros quadrados à cidade do Porto, dos quais 14.600 vão ser para a construção do Parque Urbano da Lapa, que pode ser utilizado por moradores e visitantes do Porto.