Assista reportagem histórica da chegada da Maria Fumaça em Piranhas, quando a prefeita ainda era Melina Freitas, a composição foi leva pela CBTU durante a gestão da ex-prefeita Maristela Sena
A locomotiva que estava em Piranhas realizou seu primeiro passeio teste em Maceió, onde estará realizando passeios turísticos entre Maceió e Rio Largo. A composição foi levada do município há três anos pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para ser utilizada no projeto de passeio turístico entre o bairro de Jaraguá em Maceió e a reserva ambiental na Usina Utinga Leão em Rio Largo.
A locomotiva pertence a CBTU, estava emprestada a Prefeitura e Piranhas, onde a princípio seria utilizada em um projeto de passeio turístico com um percurso de 6 quilômetros até um restaurante existente no bairro de Xingó. Entretanto o projeto não foi a frente porque as gestões municipais, que passaram pela prefeitura, não priorizaram a proposta.
Com o passar do tempo, segundo o superintendente da CBTU, na época Marcelo Aguiar, o trem sofreu com a falta de cuidado com esse patrimônio da empresa, que teria custado cerca de R$ 300 mil. Marcelo Aguiar disse que a locomotiva estava bastante deteriorada, servindo até mesmo de mictório público. Vândalos também danificaram vários itens da máquina.
Diante dessa situação, a CBTU resolver resgatar a locomotiva e levá-la para Maceió, até porque, o convênio com a prefeitura de Piranhas havia vencido, o que caracterizando assim uma situação irregular, que propiciava a depreciação desse patrimônio da Companhia.
ASSISTA VÍDEO REPORTAGEM DA CHEGADA DA LOCOMOTIVA A PRIANHAS NA GESTÃO DA PREFEITA MELIA FREITAS