CapitalExperiênciasNotícias

MTur, Mapa e UFF apresentam próximos passos do projeto Experiências do Brasil Rural

Os Ministérios do Turismo e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade Federal Fluminense (UFF) apresentaram nesta quarta-feira (02.06) as próximas ações para o andamento do projeto “Experiências do Brasil Rural”. Os selecionados foram conhecidos oficialmente no último dia 24 de maio e a partir da próxima semana irão iniciar a etapa de diagnóstico, onde serão avaliados aspectos relacionados à experiência, hospitalidade, qualidade técnica e gestão e marketing dos roteiros.

De acordo com o cronograma proposto, após a etapa de diagnóstico, os empresários, empreendedores e produtores rurais participarão de capacitações, mentorias, seminários, oficinas de experiências e ações de promoção e apoio à comercialização de seus roteiros. A expectativa é de que as experiências desenvolvidas a partir do Projeto possam ampliar e diversificar a oferta turística brasileira.

Ao todo, oito rotas foram selecionadas pelo projeto divididas em quatro cadeias agroalimentares: do queijo, do vinho, da cerveja e dos frutos da Amazônia, localizados em 41 municípios espalhados em quatro regiões brasileiras. Na região Norte, por exemplo, a rota selecionada foi a da “Amazônia Atlântica”. Situada entre as cidades de Bragança, Curuçá e Augusto Corrêa (Pará), a rota oferta vivências rurais por meio da pesca artesanal, farinhas de mandioca e de frutas orgânicas encontradas no estado.

Já na região Nordeste, o roteiro selecionado foi “Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores”, em Porto Seguro (BA). O destino oferta aos visitantes desde passeios em meio à natureza preservada e rotas históricas a degustação de novos sabores, entre eles queijos, frutas, cervejas artesanais e iguarias típicas.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou a necessidade de se trabalhar os roteiros para o desenvolvimento do turismo rural no país. “Sabemos que é uma atividade que representa uma alternativa de renda para o campo, ajuda a estabilizar a economia local e cria negócios e empregos diretos e indiretos nos municípios abrangidos pelas rotas. Temos que estruturar o potencializar ainda mais estas experiências, para aumentar a competitividade do mercado turístico brasileiro”, destacou.

TURISMO RURAL – O Projeto Experiências do Brasil Rural integra uma série de medidas realizadas pelo governo federal para fomentar o Turismo Rural, segmento considerado crucial na retomada das atividades turísticas no contexto pós-pandemia. Entre os benefícios do fortalecimento deste segmento está a construção de uma alternativa de renda para o campo, apoio na estabilização da economia local e criação de negócios e empregos diretos e indiretos.

O Brasil já contabiliza diversos empreendimentos rurais que estruturam atividades turísticas variadas e ofertam, por exemplo, experiências em colheitas de produtos agrícolas, participação no preparo de produtos como chocolates e vinhos e experiências gastronômicas características de cada região. Para saber mais, acesse o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT) voltado ao Turismo Rural.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados
Experiências

Safáris que vão além dos cinco grandes animais ganham força entre os turistas

Para a maioria dos americanos, os safáris que envolvem os Cinco Grandes — leões, leopardos, rinocerontes, elefantes e búfalos do…
Notícias

Oferta de assentos cresce 12% na alta temporada de verão

As companhias aéreas ABAETÉ, AZUL, GOL, LATAM e VOEPASS estão disponibilizando 29,8 milhões de assentos para voos domésticos e internacionais…
Notícias

Turismo deve movimentar maior valor dos últimos dez anos na alta temporada, totalizando R$ 157 bilhões

Atividades ligadas ao turismo brasileiro deverão faturar R$ 157,74 bilhões entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, período considerado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :