DESTINOSNotícias

Espanha deixa de exigir testes e comprovante de vacinação para portugueses

O Governo espanhol vai recuar e deixar de exigir um teste negativo à covid-19 ou um comprovativo de vacinação a quem viajar de Portugal por via terrestre.

A informação foi confirmada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, que adiantou que a norma vai ser corrigida ainda esta terça-feira.

“Tivemos contactos muito intensos a todos os níveis com o governo espanhol durante a tarde e a noite de ontem [segunda-feira] e ainda durante a noite de ontem recebemos a confirmação por parte das autoridades espanholas que, de facto, se tratava de um lapso que iria ser corrigido hoje e, portanto, é isso que vai acontecer”, disse Augusto Santos Silva.

O ministro explicou que se tratou de uma resolução de um serviço técnico da Direção-Geral de Saúde de Espanha que “não teve em conta, involuntariamente, o facto de a gestão de uma fronteira não ser apenas responsabilidade das autoridades sanitárias, mas também das autoridades políticas e administrativas, designadamente dos ministérios da Administração Interna respetivos”.

“O que é decisivo aqui é que, em primeiro lugar, continua a nossa muito boa prática de gestão conjunta e coordenada da fronteira comum e, portanto, as decisões que são tomadas sobre a fronteira comum são tomadas coordenadamente entre os dois governos)”, disse o ministro.

Augusto Santos Silva acrescentou: “a circulação terrestre entre Portugal e Espanha continuará facilitada visto que a situação epidemiológica assim o permite, não sendo exigido a cada um dos cidadãos de ambos os países que circulam na respetiva fronteira a apresentação de teste negativo”.

MARCELO ACHOU “MUITO ESTRANHO”

Marcelo Rebelo de Sousa reagiu na segunda-feira, dizendo que achava “muito estranho” que a medida tivesse sido implementada pelo Executivo espanhol sem ter informado o Governo português.

“Naturalmente, tendo vindo de Espanha há dois dias, acho que não é estranho, é muito estranho que isso tenha ocorrido sem uma palavra ao Governo português”, afirmou, reforçando: “Eu acompanho o Governo, obviamente, naquilo que é a estranheza por, de repente, haver um dos países que adota uma posição unilateral”.

O chefe de Estado recordou que houve sempre a preocupação de ajustar entre os dois países as medidas adotadas em relação à covid-19: “Por isso é que, e bem, o Governo entende que é estranho”, afirmou.

FONTE: SIC TV

Artigos relacionados
DESTINOS

Marrocos pretende ser destino preferencial para turistas e investidores

A trajetória de crescimento de Marrocos é impressionante e o potencial de expansão contínua nos próximos meses e anos é…
DESTINOS

Pernambuco celebra avanços no turismo com crescimento expressivo em 2024

Pernambuco mantém posição de destaque como um dos principais destinos turísticos do Brasil, apresentando resultados expressivos no Índice da Atividade…
DESTINOS

Destinos imperdíveis para o Afroturismo

Brasil, com sua rica diversidade cultural, é um país onde as heranças africanas estão profundamente enraizadas na identidade nacional. Neste…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :