Henrique Lopes / Governo do Tocantins
Mapeamento de atrativos, atividades e serviços atende cidades da região de Serras Gerais com foco no ordenamento turístico.
Cachoeira do Brejo Limpo – Rio da Conceição. Divulgação Adetuc
A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) continua o Inventário da Oferta Turística, ação que consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos, dos serviços e equipamentos e da infraestrutura de apoio ao turismo com o objetivo de criar um instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística em todas as regiões turísticas tocantinenses.
Após o mapeamento dos atrativos do município de São Félix do Tocantins, localizado na Região Turística Encantos do Jalapão, os agentes da Adetuc realizam o processo de inventariação da oferta turística com a catalogação dos atrativos dos municípios de Rio da Conceição, Pindorama e Ponte Alta do Tocantins, que compreende as regiões do Jalapão e Serras Gerais.
Mirante – Pindorama. DivulgacaoAdetuc
O levantamento, que acontece entre os dias três e onze de junho, conta com o apoio das gestões municipais e do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
As informações coletadas farão parte da Plataforma Integrada do Turismo, ferramenta de planejamento e gestão que permitirá o gerenciamento eletrônico das informações turísticas de todo o Estado, além de uma porta de acesso interativa aos investidores e turistas, com dados detalhados dos atrativos.
Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, através do trabalho desenvolvido pela equipe de inventariação a agência já tem identificado pontos a serem incentivados e trabalhados, bem como a necessidade de maior ordenamento de alguns roteiros. “Já iniciamos a região do Jalapão e estamos, neste momento, mapeando parte de Serras Gerais. Nosso objetivo é fazer com que os impasses identificados com a inventariação sejam sanados com o apoio do Estado e também que os pontos positivos de nossos atrativos sejam ressaltados e possamos atrair mais visitantes”, declara ao dizer que o processo e atualização de dados foi um pedido realizado pelo Governador Mauro Carlesse.
Outras regiões
Executado pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o Inventário da Oferta Turística será levada aos 49 municípios que fazem parte do Mapa do Turismo do Tocantins, dentro das sete regiões turísticas: Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Lagos e Praias do Cantão, Serras Gerais, Serras e Lago e Vale dos Grandes Rios.
Além do processo de alimentação da Plataforma Integrada do Turismo (PIT), a Adetuc também realiza a orientação e capacitação dos servidores municipais ligados ao Turismo, para que as informações sejam complementadas e atualizadas de forma contínua pelas equipes municipais.
Fonte: Adetuc Tocantins