ma mistura de ingredientes da região Amazônica, iguarias típicas do Brasil e uma produção 100% artesanal. Esta é a receita do Amázzoni Gin, eleito pelo World Gin Awards como o melhor gin do mundo em 2021. Produzida no interior do Rio de Janeiro, em uma antiga fazenda de café, a bebida é um dos principais produtos desenvolvidos pela primeira destilaria exclusiva de gin no país e um dos motivos preferidos de visita de turistas à região de Barra Mansa, no sul do Rio de Janeiro.
Além de gerar emprego e renda para as famílias da região, a produção da bebida proporciona a oportunidade de explorar o turismo de experiência no estado fluminense. Os visitantes podem conhecer o passo a passo do preparo do gin, com direito a um almoço harmonizado e ainda destilar e sair com sua própria bebida engarrafada, além de aproveitar as belezas e a história das fazendas da região.
“A nossa destilaria está dento de um circuito histórico que a gente conseguiu preservar, com a instalação da nossa produção. É um programa aberto a qualquer tipo de pessoa e de idade. Em um lugar muito bonito, em que os turistas podem conhecer a operação de produção e cada detalhe do processo”, destacou um dos fundadores e proprietários da destilaria, Arturo Isola.
Segundo Isola, o local recebeu nos últimos dois meses uma média de dois mil visitantes, que trouxeram suas famílias e amigos para aproveitar a experiência turística, seguindo todos os protocolos de biossegurança. “A gente abriu as portas da destilaria para o mercado, operadores e público normal. Ao longo da pandemia fizemos uma grande reforma que transformou na maior destilaria de Gin da América Latina em capacidade instalada. Diante disso, aproveitamos para criar um fluxo de visitação sob reserva”, disse.
O Amázzoni Gin conta com uma equipe majoritariamente feminina, inclusive nas posições de liderança, e uma produção sustentável em todos os elos de sua cadeia. Ao todo, a destilaria emprega 18 mulheres. Outra peculiaridade da empresa é a produção artesanal, sem o uso de máquinas e com ingredientes naturais sem impacto ao meio ambiente.
AMAZZONI GIN – Criado em 2017, a bebida nasceu a partir de um sonho entre confrades e foi se desenvolvendo ao longo de 2018, dando um passo importante na qualificação e no aumento da produção. A expectativa é de que até o final do ano ocorra mais uma expansão elevando para 10.000 garrafas/dia a capacidade produtiva da marca.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo