DESTINOSNotícias

Ministro do Turismo realiza visitas técnicas em atrações do Rio de Janeiro

Oministro do Turismo, Gilson Machado Neto, visitou neste sábado (12.06) três atrações turísticas no Rio de Janeiro (RJ). Ao lado da secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves, e do presidente da Embratur, Carlos Brito, o ministro esteve na área do Porto Maravilha, onde conheceu as instalações do AquaRio e da RioStar e, em seguida, visitou o Bioparque.

Na parte da manhã, Machado Neto visitou o AquaRio, maior Aquário Marinho da América do Sul, com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros d’água. O local conta com 5 mil animais de 350 espécies do Brasil e do mundo, divididos em 28 recintos. Em seguida, após breve caminhada, o ministro conheceu a Rio Star, a maior roda-gigante da América Latina, com 88 metros de altura. O equipamento tem 54 cabines e pode receber até 10.500 pessoas por dia.

Por fim, o ministro visitou o Bioparque, que funciona no mesmo local do zoológico do Rio de Janeiro, um dos mais antigos do país. A atração se transformou em centro de conservação da biodiversidade focado no bem-estar animal, aliando educação e pesquisa, por meio de parceria com as instituições de pesquisa e universidades de todo país.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, salientou que as atrações visitadas estão no mesmo nível de grandes parques espalhados pelo mundo. Para ele, o Brasil será a “bola da vez” do turismo mundial no pós-pandemia. “Seguimos nossa missão de fortalecer o turismo e conhecer importantes destinos e atrações pelo Brasil. Fiquei impressionado com a beleza, a organização e o profissionalismo das equipes e de tudo que elas oferecem”, declarou. “Os parques já estão com cerca de 70% do movimento pré-pandemia, com a atração de inúmeros turistas por ano”, completou.

O CEO do Grupo Cataratas, que faz a gestão do AquaRio, Pablo Morbis, destacou o aumento da busca por turistas ao equipamento, que adotou todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo. “O turismo está se recuperando. A gente teve os meses de março e abril muito difíceis, mas a gente começou a sentir a recuperação. O mês de maio foi muito bom e o mês de junho também está sendo: chegamos a cerca de 70% da nossa movimentação antes da pandemia”, disse.

O vice-presidente de operações da Gramado Parks, Ricardo Pinheiro, responsável pela Rio Star, ressaltou a expectativa para a retomada do turismo e pontuou as singularidades da maior roda-gigante da América Latina. “Nós temos uma capacidade para 10.500 pessoas por dia. Temos um aplicativo de realidade aumentada que ajuda o turista a conhecer, durante a volta na RioStar, os pontos turísticos do Rio de Janeiro com uma breve descrição”, explicou.

Manoel Browne, diretor da Operação Rio do Grupo Cataratas, responsável pelo BioParque, comemora a volta do turismo e reforça todos os cuidados adotados para receber os visitantes. “Nós voltamos com todos os protocolos de segurança. Neste momento de restrição estamos recebendo entre 3.000 e 7.000 pessoas, com a expectativa de 1 milhão a 1,4 milhão de pessoas por ano visitando o BioPaque”, registrou.

Por Rafael  Brais 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Artigos relacionados
Notícias

Comissão analisará contribuições da sociedade para aprimorar transporte aéreo de pets

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lançaram uma comissão multidisciplinar para avaliar as demandas…
DESTINOS

Embratur anuncia retorno de ações promocionais do Brasil na China

Em reunião com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, nesta quarta-feira (17), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo,…
DESTINOS

Centro de Referência para fortalecer o artesanato é inaugurado em Alagoas

Em um marco histórico para a cultura e economia de Alagoas, o governador Paulo Dantas inaugurou na terça-feira (16) o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :