Notícias

MTur e Embratur debatem ações sobre segurança pública no turismo

O Ministério do Turismo e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) se reuniram nesta terça-feira (15.06) em prol do aprimoramento da segurança pública em benefício do turismo no país. O encontro faz parte de um conjunto de ações que estão sendo desenhadas para subsidiar políticas integradas com outros órgãos federais, estaduais e municipais para ampliar a sensação de segurança nos destinos turísticos. Esta é a quarta reunião do grupo, que já debateu outras propostas, como as relações de consumo entre empresas do setor e a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o assunto é uma das prioridades do governo. “Precisamos mudar a percepção da violência do turismo no Brasil. Nossa ideia é que, a partir da divulgação de indicadores, com a qualificação de nossos trabalhadores e das forças de segurança e com a definição de políticas, possamos demonstrar que as pessoas podem viajar com segurança pelo nosso país e aproveitar as maravilhas e encantos que só o Brasil tem”, disse.

Entre os assuntos debatidos estão a criação de indicadores precisos de segurança turística junto aos órgãos responsáveis e a criação de um “Fórum de Segurança Turística”. Além disso, estão previstos a sensibilização de prestadores de serviço para prevenção ao uso de drogas e entorpecentes no turismo, o mapeamento de delegacias especializadas para serem apresentadas de forma acessível aos turistas e a identificação de onde denunciar práticas irregulares no setor.

Na última semana, o ministro Gilson Machado Neto se reuniu com representantes do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG – PM/CBM). Na pauta do encontro esteve o desenvolvimento de projetos para ampliar a percepção de segurança na atividade turística do Brasil, como a criação de indicadores relacionados à segurança pública nos principais destinos e atrativos. Outro tema discutido foi a oferta de capacitação em inglês para a força policial para que, caso seja necessário, os profissionais possam prestar um atendimento mais qualificado também ao turista estrangeiro.

OFICINA DE SEGURANÇA TURÍSTICA – Nas últimas semanas, o Ministério do Turismo e a Embratur estão realizando uma série de encontros para debater assuntos relacionados à segurança turística no país. Além da segurança pública, a Oficina de Segura Turística planeja trabalhar em outros eixos que envolvem as seguintes áreas: Vigilância Sanitária; Relações de Consumo; Prevenção à Exploração de Crianças e Adolescentes no Turismo; Defesa Civil; Transporte e Comunicação Positiva. Entre as contribuições estão a possibilidade de realização de campanhas que incentivem os turistas a adotarem o “Turismo Responsável” e que impulsionem a adesão de empresas ao Código de Conduta Brasil, que tem por objetivo orientar e estabelecer padrões de comportamento ético quanto a prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Por Victor Maciel

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados
ExperiênciasNotícias

Rodoshow encerra circuito no Nordeste percorrendo cinco estados

A equipe do BTM – Brazil Travel Market finalizou mais um roadshow por cinco cidades do Nordeste entre 29 de…
Notícias

GT de Turismo pelas Águas se reúne para debater estruturas e instalações de apoio náutico

oordenado pelo Ministério do Turismo, o Grupo Técnico (GT) de Turismo pelas Águas se reuniu nesta sexta-feira (23.07) para debater…
Notícias

Com investimentos do MTur, museus e prédios históricos de Sorocaba (SP) serão restaurados

Ministério do Turismo está investindo cerca de R$ 750 mil na restauração de museus e prédios históricos da cidade de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :