ermina nesta sexta-feira (18.06) o prazo para o cadastramento de programas, projetos, ações e eventos relacionados ao turismo gastronômico no país. Podem ser inscritos, por exemplo, eventos, festivais, projetos de qualificação profissional, roteiros e rotas turísticas, entre outras iniciativas diretamente ligadas à gastronomia. O cadastro é rápido e realizado de forma online pelas secretarias estaduais e municipais de Turismo e instituições e organizações que atuam no segmento.
As iniciativas devem compor o primeiro inventário nacional do segmento no país, que servirá tanto para dar mais visibilidade às ações quanto para o desenvolvimento de políticas públicas de apoio a essas agendas.
Clique AQUI e participe.
O ministro do Turismo, Gilson Machado, destaca a proximidade do encerramento do prazo de inscrição das ações e pontua que a iniciativa é mais um esforço do governo federal para o fortalecimento do segmento, que tem cada vez mais motivado viagens em todo o mundo.
“Temos um potencial enorme para nos destacar no segmento de turismo gastronômico, inclusive, no cenário internacional no pós-pandemia. Contamos com o apoio de todos, gestores públicos e privados, para construirmos esse importante instrumento, que é o inventário nacional do Turismo Gastronômico. Já recebemos um grande volume de iniciativas e esperamos receber ainda mais cadastros”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
O Ministério do Turismo tem priorizado uma série de atividades estruturantes no âmbito do Programa Nacional de Turismo Gastronômico, como aponta o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França. “Temos o objetivo de desenvolver o turismo gastronômico por meio de um conjunto de ações de estruturação, valorização e de promoção de iniciativas locais, e, assim, efetivar a vocação do Brasil neste segmento”, aponta.
Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo. No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). E é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao Brasil; 8 em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, segundo estudo realizado pelo Ministério do Turismo com visitantes internacionais (Demanda Turística Internacional).
Por Amanda Costa
FOTO: PABLO REGINO/MTUR
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo