DESTINOS

Minas Gerais ganha mais um roteiro religioso

Cidade de Mariana será o ponto final do caminho. Crédito: Pedro Vilela/MTur

Oturismo religioso de Minas Gerais ganhou mais um atrativo nos últimos dias. Trata-se do caminho “Nos Passos de Dom Viçoso”, que liga o Santuário do Caraça, localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, à cidade histórica de Mariana, que é um dos principais polos do segmento no estado. Ao todo, são 88km que passam nas cidades de Morro da Água Quente, Santa Rita Durão, Bento Rodrigues, Santana do Morro e Camargos, terminando em Mariana, podendo ser percorrido a pé ou de bicicleta.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou a importância histórica dessa região para o turismo religioso, e parabenizou a iniciativa. “Ver que o nosso turismo está se renovando e criando novos roteiros é animador. Isso só mostra que estamos fortalecendo o nosso setor para retomarmos com tudo”, disse.

Segundo os idealizadores do projeto, os peregrinos contarão com vários marcos de quilometragem que já estão instalados e podem ser vistos a cada quilômetro, placas de sinalização e oratórios espalhados por todo o percurso, com mensagens baseadas nas virtudes de Dom Viçoso. Além disso, os turistas poderão desfrutar de uma boa estrutura de hospedagem ao longo do trajeto, com hotéis e pousadas.

O novo caminho também separou um espaço para a culinária mineira. Ao longo do percurso, os peregrinos poderão se deliciar com os tradicionais pratos mineiros cozinhados no fogão a lenha e com as sobremesas que só o estado tem. Não é à toa que a culinária de Minas Gerais foi considerada excelente por 96% dos turistas internacionais que visitaram o país em 2019.

CIDADE TURÍSTICA – Outra novidade na reestruturação de rotas turísticas brasileiras é a tradicional Araxá (MG) que aderiu, nesta semana, ao Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra. Atualmente, o circuito já engloba outras 19 cidades mineiras. Com isso, será possível que o município receba recursos do governo estadual e federal para fomentar e promover o turismo na cidade. “Uma cidade tão tradicional no setor não podia ficar de fora de um circuito como esse”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados
DESTINOS

Rio de Janeiro entra em 2025 como destaque internacional em premiações mundiais do turismo

A cidade do Rio de Janeiro foi o único destino brasileiro a estar em dois rankings globais da Traveller’s Choice…
DESTINOS

EUA: operadora Central Holidays oferece Itália para o Ano Jubilar

O Ano Jubilar de 2025 na Itália, que acontece apenas a cada quarto de século, começou no dia de Natal…
DESTINOS

Refúgios para quem quer escapar do calor do verão

Quando os termômetros apresentam as temperaturas elevadas por conta do verão, muitas pessoas procuram uma rota de fuga para aqueles…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :