O Ministério do Turismo iniciou uma série de visitas técnicas em parques nacionais para acompanhar a elaboração de estudos de viabilidade que subsidiarão as concessões dessas unidades de conservação. A ação é fruto de uma parceria junto ao Ministério do Meio Ambiente, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O primeiro destino foi o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em Bonito (MS), que atualmente não está estruturado para receber visitação, o que impede o aproveitamento de um enorme potencial turístico. Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a iniciativa possibilitará a sustentabilidade e conservação dos espaços, além do desenvolvimento do turismo, com mais geração de emprego e renda para a população local. Segundo Gilson Neto, o Brasil possui um imenso potencial para atração de mais turistas, e isso precisa ser trabalhado. Sendo um dos primeiros do mundo nesse quesito. Em Alagoas existem várias Áreas de Preservação Ambiental (APA) que podem entrar no projeto como o Pontal do Peba, Lagoa de Jequiá, e Monumento do São Francisco (Mona).
Brasil na frente
O Brasil é, segundo o Fórum Econômico Mundial, a 2ª nação mais competitiva do mundo em atrativos naturais. Apenas em âmbito federal, são mais de 300 unidades de conservação. Contudo, em muitos casos não há infraestrutura adequada para recepção de visitantes, o que impede o aproveitamento do potencial turístico, segundo a secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves.
PPI
Os projetos farão parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), criado no âmbito da Presidência da República com a finalidade de ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria e de outras medidas de desestatização.
Educação bilíngue
A disciplina a educação bilíngue de surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A matéria foi aprovada e irá à sanção presidencial conta com o apoio do deputado federal Severino Pessoa (Republicanos/AL) que saiu em defesa do Projeto de Lei 4909/20, do Senado Federal. O texto define como educação bilíngue aquela em que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada primeira língua, e o português escrito como segunda língua.
Educação bilíngue 2
Os beneficiados são estudantes surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas que tenham optado pela modalidade bilíngue. Segundo o deputado, a oferta dessa modalidade de ensino deverá começar na educação infantil e se estender ao longo da vida. As escolas deverão oferecer apoio educacional especializado e esse ensino não impedirá a matrícula em escolas e classes regulares de acordo com o que decidirem os pais ou responsáveis ou o próprio aluno.
Concessão
Segundo o diretor de Ordenamento, Parcerias e Concessões, Eduardo Tati Nóbrege a concessão de unidades de conservação para a iniciativa privada proporciona a atração de investimentos para estruturação turística dos parques e desonera o poder público dos custos de manutenção, ao mesmo tempo em que preserva a possibilidade de regulação e fiscalização da conservação ambiental pelas autoridades competentes.
Penedo/Conselho
O Conselho Municipal do Idoso (CMIPE) de Penedo, órgão que cuida das necessidades e anseio para esse público, realiza uma assembleia de eleição dos representantes da sociedade civil para o biênio 2021/2023. O pleito será realizado no próximo dia 20, a partir das 09 horas, na sala de reuniões do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Penedo (CMDCA), localizado na Rua 7 de setembro, nº 118, Centro Histórico.
Penedo/Entidades
As entidades não governamentais e sem fins lucrativos, estão sendo convidadas para participar do pleito se estiverem legalmente constituídas e em regular funcionamento. O CMIPE é regulamentado pela Lei 1.339, de 3 de dezembro de 2009. Participam do pleito entidades que atuam na defesa, proteção e promoção dos direitos do idoso no âmbito do município.
Penedo/Verde
Em Penedo a orla do Barro Vermelho vai ficar ainda mais bonita e agradável. Com o projeto Penedo Mais Verde, foram plantadas mudas de árvores nativas no local. A parceria entre o IMA Alagoas e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos está dando muito certo
Penedo/Agricultura
A Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola tem um novo gestor, o Manoel Messias Lima. Com muito empenho, ele já promoveu muitas melhorias na pasta e transformou a vida dos feirantes e agricultores. Na ocasião foi lembrado o bom trabalho realizado pelo ex-secretário Pedro Felipe.