Notícias

Floresta Nacional de São Francisco de Paula é concedida pelo governo federal

governo federal, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizou nesta quinta-feira (29.07) leilão para a concessão da Floresta Nacional de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. A cessão ocorrerá em parceria com o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e vai envolver mais de R$ 72 milhões em investimentos ao longo de 30 anos, período em que a unidade de conservação ficará sob administração da vencedora do processo licitatório. A concorrência foi concluída com proposta no valor de R$ 290 mil iniciais.

Durante agenda em Roma, na Itália, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, comemorou a concessão da terceira unidade do tipo e destacou a importância da ação para o desenvolvimento do turismo. “A concessão destes espaços será uma grande aliada para a retomada e o desenvolvimento deste segmento, que é uma potência no nosso país. Somos o segundo do mundo em atrativos naturais, mas recebemos ainda um número bem abaixo da nossa capacidade. Com este investimento, poderemos, quem sabe, triplicar estes números e gerar emprego e renda para os moradores da região”, disse.

O próximo passo é a verificação da habilitação técnica do concessionário, permitindo assim a assinatura do contrato de concessão. Com os investimentos previstos, devem ser realizados serviços como a manutenção da brigada de incêndio do local, o cumprimento de regras de acessibilidade e o monitoramento e o manejo de espécies pertencentes à unidade. Além disso, a empresa vencedora deverá operar trabalhos essenciais, a exemplo de manutenção, limpeza e infraestrutura, de forma a tornar a experiência de ecoturismo mais atrativa e segura.

O edital para a concorrência do espaço foi lançado no mês de maio de 2021. Trata-se de um dos últimos estágios do processo de concessão, que inclui estudos de viabilidade econômica, análise por órgãos de controle, abertura de consulta pública, promoção de audiência pública, road shows e outras ações para fortalecer a transparência e a participação da sociedade.

FLONA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA – Com mais de 1.600 hectares, a Floresta Nacional de São Francisco de Paula se destaca entre os parques e unidades de conservação que mais recebem visitantes no país. Cerca de 2,5 milhões de turistas vão ao local por ano praticar ecoturismo. Atualmente, o espaço dispõe de duas trilhas ecológicas, além de hospedarias com 50 leitos para grupos de alunos e pesquisadores.

Por Victor Maciel

Foto: Prefeitura de São Francisco de Paula

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados
Notícias

Embraer registra maior carteira de pedidos dos últimos 7 anos e aumento de 67% nas entregas no 1T24

A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) entregou 25 jatos no 1T24, um aumento de 67% em relação ao 1T23, quando…
Notícias

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

A Polícia Federal (PF) informou, ontem, 18, em Brasília, que está temporariamente indisponível o serviço de agendamento de emissão de…
Notícias

EasyJet para com os voos com destino a Israel até outubro

A easyJet suspendeu os voos para Telavive (Israel) durante os próximos seis meses na sequência do recente ataque com mísseis…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :