Notícias

Amadeus, maior plataforma de turismo e viagens, diz estar otimista para retomada

A maior plataforma digital de turismo do mundo a Amadeus informou que está otimista em relação à evolução próxima do mercado, salientando que junho já foi o melhor mês desde o início da pandemia, em inícios de 2020.

Com base nas tendências “já vistas no primeiro trimestre, as reservas aéreas e os passageiros embarcados têm melhorado gradualmente em cada mês e aceleraram em Junho”, diz uma mensagem do seu CEO, Luis Maroto.

A mensagem é citada em comunicado a divulgar os resultados do primeiro semestre, no qual a companhia revela ter registado quebras em relação ao período homólogo de 2019, pré-pandemia, de 60,3% em receitas e 83,2% no EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e provisões).

Maroto realça que em simultâneo com o melhor desempenho operacional, o Amadeus tem mantido o seu desempenho comercial, com a assinatura de 37 novos contratos e renovações no negócio da Distribuição, que diz respeito ao processamento de reservas de agências de viagens, principalmente de voos, mas também de alojamento e outros serviços turísticos.

Maroto destaca ainda que o Amadeus tem feito progressos no desenvolvimento da sua estratégia NDC, novo standard promovido pela IATA, e na área de IT Solutions, que trata principalmente de soluções para companhias aéreas, designadamente do Altéa, de gestão de passageiros de companhias de aviação, entre as quais a TAP.

“Expandimos o nosso portfólio de clientes e vimos uma continuada procura de desenvolvimento de parcerias”, especificou o executivo, que a concluir a sua mensagem expressou “otimismo” em relação aos próximos meses, à medida que a vacinação contra a covid-19 progride, que são levantadas as restrições às viagens e que o “sentimento” dos viajantes continua a progredir.

“Isto deverá traduzir-se numa recuperação mais consistente e forte”, acrescentou.

O balanço do Amadeus indica que teve redução das reservas de agências processadas em 60,3%, com -56% no segundo trimestre, depois de -64,7% no primeiro, e no processamento de passageiros aéreos registou uma queda em 73,7%, com – 67,6% no segundo trimestre, depois de -79,2% no primeiro.

A companhia especificou que no primeiro semestre processou 80,8 milhões de reservas aéreas de agências de viagens, em alta de 22,7% em relação ao mesmo semestre de 2020, mas em quebra de 73,7% em relação a 2019.

Em reservas não aéreas, seja de hotéis, rent car e outros serviços, o Amadeus processou 12,9 milhões, em queda de 24,3% em relação a 2020 e de 62% em relação a 2019.

Em passageiros de companhias aéreas embarcados, o Amadeus indica um total de 292,1 milhões no primeiro semestre deste ano, -29,6% que em 2020 e -69,2% que em 2019.

Dessa forma, o seu negócio da Distribuição teve 460,1 milhões de euros de receitas, +4,2% que há um ano mas -71,9% que pre-pandemia.

O negócio IT Solutions, por sua vez, gerou 660,9 milhões de euros de receitas, -21,3% que no mesmo período de 2020 e -44,4% que em 2019.

A sua receita total no semestre foi, portanto, de 1.121 milhões de euros, em queda de 60,1% com o início da pandemia e a companhia, que era reconhecidamente uma das mais lucrativas do mundo teve um prejuízo no semestre de 130,3 milhões de euros, ainda assim melhor que o prejuízo de 196,9 milhões no semestre homólogo de 2020, mas longe do lucro de 666,7 milhões nos primeiros seis meses de 2019.

Artigos relacionados
Notícias

Governo britânico estuda novo aumento de 25% na taxa da ETA

O sistema eletrônico de autorização de entrada pré-viagem, introduzido pela primeira vez em 2023, é atualmente obrigatório para viajantes de…
Notícias

Saúde, educação e desemprego são os principais problemas nos países de língua portuguesa, aponta o primeiro Barómetro da Lusofonia

Felipe Eduardo Varela – https://www.publico.pt/ Saúde (53%), educação (43%) e desemprego (34%) concentram os principais problemas dos países de língua…
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…