DESTINOS

Turismo de Portugal investe em centros “Eurodigital”

Em Portugal serão abertos 13 centros “EUSOUDIGITAL”, com o objetivo de “promover a capacitação digital dos portugueses e em particular do sector turístico”, segundo um comunicado. O anuncio foi realizado pelo Turismo de Portugal, entidade que cuida da atividade naquele país.

A iniciativa resulta de uma parceria do Turismo de Portugal com o Programa EUSOUDIGITAL e a Estrutura de Missão Portugal Digital, dando origem a 12 centros nas escolas do Turismo de Portugal e um centro na sede, em Lisboa.

O primeiro centro foi inaugurado hoje na Escola de Turismo de Lamego, onde decorreu uma cerimónia para formalizar a parceria, com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do representante do secretário de Estado para a Transição Digital, João Farinha.

Os centros funcionarão com recurso a uma Bolsa de Mentores constituída por alunos das Escolas e trabalhadores do Turismo de Portugal, segundo um comunicado.

A parceria também prevê a criação de novos centros em cafés históricos e restaurantes das regiões onde estão localizados estes 13 espaços, “promovendo a proximidade das comunidades locais”.

O Programa EUSOUDIGITAL, lançado a 6 de Julho, tem o objetivo de promover a literacia digital de um milhão de adultos em Portugal até ao final de 2023, através do desenvolvimento de uma rede de mais de 30.000 voluntários apoiados em mais de 1.500 espaços a nível nacional.

O programa destina-se “a todos os portugueses que nunca usaram a internet que pretendam adquirir competências digitais básicas, essenciais ao dia-dia, permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à internet, combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação, assim como os aspetos essenciais da utilização da internet em segurança”.

“Qualquer adulto pode inscrever-se como aluno e agendar a sua sessão de capacitação digital, onde irá aprender a pesquisar e navegar na internet, criar uma identidade digital, uma conta pessoal numa rede social ou usar o correio eletrónico, de forma simples e gratuita”, acrescenta o comunicado.

Também podem aderir ao programa “municípios, juntas de freguesia, instituições de ensino, associações, empresas e qualquer tipo de organizações privadas”, disponibilizando os seus espaços para acolher um Centro EUSOUDIGITAL.

A nota de imprensa sublinha que “a vida de grande parte dos portugueses é também já digital, sendo que pouco mais de 80% da população já está online, apesar de ainda muito aquém do potencial dessa presença”.

O comunicado cita ainda dados do INE referentes a 2020, que mostram que cerca de 18% dos portugueses nunca utilizou a internet, “quando a média europeia é inferior a 10%, uma realidade que é urgente mudar, para o bem da presente e das futuras gerações, para o bem da sociedade e para o bem do país”.

Artigos relacionados
DESTINOS

Portugal celebra mais de 80% da população vacinada

Vila Galé apresenta cinco roteiros de tirar o fôlego Clientes fidelidade acumulam desconto de 10% sobre as promoções Finalmente a…
DESTINOS

Operadoras portuguesas com voos fretados para Réveillon em Salvador

As duas operadoras de Portugal a Soltrópico e a Viagens Abreu lançaram o pacotes de voos fretados pela companhia aérea…
CIA AÉREASDESTINOS

PRECISAM DO TURISTA BRASILEIRO: Comissão Europeia de Turismo fará workshop para o mercado brasileiro

A busca pelos turistas brasileiros tem sido uma constante pelos destinos europeus, que sentem muito a falta desse visitante que…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :