O Museu Regional Delmiro Gouveia será um espaço para cultura, lazer e para guardar e contar a história da região dos Cânions do São Francisco. Está foi a proposta que fez o Grupo Carlos Lyra, reabrir aquele espaço que é também um atrativo turístico da cidade de Delmiro Gouveia. O empreendimento estará funcionando de terça a domingo das 15 às 22 horas.
O Museu faz parte do complexo do Shopping da Vila, que terá cinema, praça da alimentação e também eventos, além de 143 lojas e estacionamento para 240 veículos. Um investimento de cerca de R$ 20 milhões que vai gerar cerca de 600 empregos diretos e mais de mil indiretos e que vai dinamizar a economia no município.
Segundo o gestor do empreendimento, Jorge Cavalcante, o Museu Regional Delmiro será também um espaço gastronômico que vai oferecer também música ao vivo e apresentação de grupos folclóricos e também está aberto para realização eventos sociais como casamentos e formaturas de turmas de escolas e universidade.
A advogada Juliana Almeida, representante e sobrinha do empresário Fernando Farias, diretor do Grupo Carlos Lyra e investidor do Complexo Shopping da Vila, disse que a reabertura do Museu Regional Delmiro Gouveia era um momento de satisfação para família e com emoção lembrou o industrial Carlos Lyra, que sempre foi um apaixonado pela Fábrica da Pedra e pelo que representava aquele para história do desenvolvimento de toda região do Sertão.
A prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa agradeceu ao Grupo Carlos Lyra pela iniciativa de reabrir o Museu e de investir no município com a construção do Shopping da Vila e disse que chega na hora certa com a implantação de vários empreendimentos imobiliários e a instalação de um voo fretado que vai ligar São Paulo a Paulo Afonso, cidade localizado a 46 quilômetros de Delmiro Gouveia.
Os deputados estaduais Ronaldo Medeiros e Fatima Rezende, além do deputado federal Paulão do PT também prestigiaram o evento e disseram que o Museu representa o resgate da cultura e da história para Alagoas
Campanha
Na ocasião foi lançado também a campanha #recupereoacervodomuseuregionaldelmirogouveia, que vai receber doações de peças livros e qualquer objeto que possa contribuir com o registro da história para o Museu. Segundo ainda Jorge Cavalcante a locomotiva Maria Fumaça será recuperada e vai realizar um pequeno passeio dentro do espaço do Museu.
Também haverá investido em tecnologia digital interativa como totens onde os visitantes poderão acessar e assistir a recursos digitais que conte a história da importância de Delmiro Gouveia. O Museu Regional de Delmiro Gouveia terá também uma gestora, que é a turismologa Edilene Vieira, uma pessoa preparada para administrar o empreendimento.