DESTINOS

Destinos Turísticos Inteligentes: Comitiva do MTur e de instituto argentino visita Salvador

esta quarta-feira (18.08), uma comitiva do Ministério do Turismo e do Instituto Ciudades del Futuro encerrou uma visita a Salvador (BA). A capital baiana é uma das 10 cidades brasileiras selecionadas pelo Ministério do Turismo para participar do projeto-piloto de implantação de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no país. Durante três dias, em conjunto com representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foram avaliados os indicadores turísticos locais, identificadas demandas e iniciada a construção de um plano de ação para melhorias de gestão, promoção e expansão do turismo na cidade.

O projeto, pioneiro no país, busca estabelecer diretrizes e um formato nacional para transformar cidades turísticas em destinos inovadores, aponta o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. “Com a implementação dos Destinos Turísticos Inteligentes, tendência que já tem se consolidado no exterior, vamos aumentar o desenvolvimento e a competividade dos destinos brasileiros, além de garantir experiências ainda melhores aos visitantes”, acrescenta Machado Neto.

Em Salvador, além das oficinas de avaliação, foram realizadas visitas técnicas a pontos turísticos estratégicos da cidade, como os espaços culturais Carybé das Artes e Pierre Verger da Fotografia Baiana, localizados nos fortes São Diogo e Santa Maria, na Barra. E, ainda, ao Hub Salvador – um espaço situado na zona portuária da cidade voltado à inovação, com apoio a startups e pequenas empresas do município, que também incentivou a revitalização da região.

A comitiva também conheceu o Museu da Gastronomia do Senac, localizado no Pelourinho e que atua para destacar o patrimônio gastronômico da cidade, formando jovens ao mercado de trabalho. Outros pontos visitados foram edifícios históricos, como a Casa do Carnaval, além da Praça Castro Alves.

A coordenadora de Inteligência de Mercado do Ministério do Turismo, Andrea Guimarães, explica que a visita aos atrativos é uma extensão das oficinas e possibilitam verificar in loco como estes se encaixam nos eixos estruturantes já definidos no projeto-piloto. “O trabalho de implementação da Metodologia DTI acontece por meio de oficinas em formato híbrido – presencial e remoto –, que possibilitam avaliar as ações já em curso nos municípios, a delimitação do alcance inicial do projeto e o planejamento de curto e longo prazo de aplicação da metodologia, que culmina no Plano de Transformação do Destino”, detalha.

As oficinas realizadas em Salvador contaram com a participação do secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Fabio Mota, e do diretor de Turismo da Secult, Antonio Barreto. Também foram convidados representantes de outras áreas do governo local, como a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, além de integrantes do setor de turismo local.

“Essa visita vai nos ajudar a aperfeiçoar os critérios para que Salvador possa se caracterizar como destino inteligente. É uma vitória para nós e estamos muito felizes por estarmos entre as dez cidades do país que têm potencialidade e capacidade para esse projeto. Isso agrega valor ao produto Salvador e vai atrair outros visitantes”, destacou o secretário Fábio Mota.

DESTINOS INTELIGENTES – Um Destino Turístico Inteligente é um destino inovador, sustentável e comprometido com ações que impactam positivamente na qualidade de vida dos habitantes e na experiência dos turistas. É caracterizado, assim, por ofertar a seus visitantes produtos e vivências únicas, inovadoras e de excelência, desde o momento do planejamento, da contratação até a utilização dos serviços. No Brasil, o projeto tem como base a estruturação e a convergência de nove pilares: governança, inovação, tecnologia, acessibilidade, sustentabilidade, criatividade, marketing, mobilidade e segurança.

A iniciativa foi lançada em janeiro deste ano pelo Ministério do Turismo em parceria com o instituto argentino Ciudades Del Futuro, cuja metodologia conta com a chancela da Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), da Espanha – instituição referência no segmento.

Duas cidades, representando cada uma das cinco regiões do Brasil, participam do projeto-piloto: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste).

Para os próximos dias, estão programadas visitas a outras cidades, como Rio de Janeiro e Angra dos Reis, além de Rio Branco (AC). Em julho, já haviam sido visitados os destinos de Curitiba (PR) e Brasília (DF).

Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados
DESTINOS

Solférias promove Alagoas em Portugal

O operador Solférias lançou uma publicação de promoção do destino Alagoas, destacando atrativos como sol e mar, cultura e gastronomia….
DESTINOS

Destino Penedo participa de painel durante 50ª edição da ABAV Expo

No próximo dia 28 de setembro, o Destino Penedo participará do painel ‘Sustentabilidade e Inovação: A Potência do Ecoturismo Nacional’,…
DESTINOS

Estado e Azul terão dois voos exclusivos para o Réveillon em Alagoas

Para atender a demanda das festividades de Réveillon, o Governo de Alagoas anunciou a realização de dois voos extras exclusivos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :