Notícias

Governo Federal, por meio do MTur, investe em revitalização de Museu Ferroviário de Bauru

governo federal, por meio do Ministério do Turismo, segue investindo na modernização de seus espaços culturais e turísticos pelo país. Agora, será a vez do Museu Ferroviário de Bauru, em São Paulo, passar por revitalização com recursos federais na ordem de mais de R$ 238 mil. Com o montante, será possível realizar a manutenção e a substituição das instalações elétricas e adaptar o espaço com acessibilidade para receber os visitantes e turistas. A expectativa é de que a obra fique pronta até o final do ano.

Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a Pasta está focada na restauração e a realização de obras que guardam a memória histórica do nosso país e que ajudem a retomada do setor. “Não tenho dúvida de que este recurso contribuirá para o turismo de Bauru, trazendo acessibilidade e tranquilidade a quem visita o museu e contribuindo para movimentar a economia do município, já que empregos serão criados e mais turistas serão atraídos pelas novas instalações e pela história e cultura do local”, disse.

Além da restauração, o Museu Ferroviário de Bauru passará por uma modernização e ampliação de seu espaço, que será realizada através de recursos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo. A instituição foi uma das vencedoras do prêmio de R$ 100 mil, destinados à modernização das áreas expositivas e reserva técnica. Com isso, o museu ganhará dois novos espaços com atrações como um simulador de passeio de maria fumaça, projeção de maquete interativa, sala sensorial, entre outros.

Segundo a prefeitura de Bauru, enquanto a área expositiva passa pela realização das obras de manutenção, o arquivo histórico e documental segue aberto para pesquisas presenciais, que devem ser agendadas. Ainda de acordo com a prefeitura, o público pode conferir o Museu Ferroviário de forma virtual. O tour em 360º apresenta a exposição antiga e oferece uma prévia de novos elementos que poderão ser vistos no museu após a modernização.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do TurismoCategoriaViagens e Turismo

Artigos relacionados
AEROPORTOSNotícias

Anac lança campanha nacional contra o transporte aéreo clandestino (Taca)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançou, ontem, 16 de dezembro, a campanha nacional Confiança não tem atalho. Voe Seguro! O objetivo é conscientizar sobre o transporte aéreo clandestino…
Notícias

SP ganha Rotas da Cachaça, circuito turístico dedicado ao destilado em 65 municípios

O Governo de São Paulo oficializou as Rotas da Cachaça de São Paulo, um conjunto de oito rotas distribuídas em 65…
Notícias

MTur discute implantação de visto eletrônico para chineses

A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Machado, que irá chefiar a delegação brasileira no Fórum Econômico Mundial do…