Cotidiano

Combate à pobreza menstrual: Projeto de Severino Pessoa é aprovado na Câmara dos Deputados

A falta de acesso às condições básicas de higiene durante o período menstrual é uma realidade vivida por milhares de mulheres e meninas brasileiras. Para reverter essa lógica, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26) o Projeto de Lei 1547/2021, de autoria do deputado alagoano Severino Pessoa (Republicanos/AL), que institui o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos (PFAH) nas escolas públicas de ensino médio e fundamental.

“Para nós é evidente que o acesso a absorventes higiênicos é um direito garantido. Limpeza, autoconfiança e capacidade de realização no período pré-menstrual é um requisito do alcance da dignidade e da equidade para as pessoas que menstruam”, argumentou Pessoa.

Estudos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelam que no Brasil, uma em cada quatro meninas deixam de ir à escola quando estão menstruadas. “Um dos objetivos da medida é diminuir a evasão escolar e dar condições para que as alunas se sintam confortáveis e seguras em sala de aula”, disse.

Outra consequência da “pobreza menstrual”, expressão que se refere a essa incapacidade de custear produtos (como absorventes) para lidar com o sangue menstrual, é a propagação de doenças.

“Na falta dos produtos adequados, muitas mulheres passam a utilizar itens como papel e até plástico ou miolo de pão, o que invariavelmente causa infecções prejudicando ainda mais a saúde, além de gerar incômodo e constrangimento”, alertou o parlamentar.

Artigos relacionados
Cotidiano

IGPS realiza “MUTIRÃO DE EXAMES LABORATORIAIS” em Branquinha – AL

Na quinta-feira, dia 20, 0 IGPS realizou um “MUTIRÃO DE EXAMES LABORATORIAIS”, em alusão ao “CUIDADO COM OS PÉS DOS…
Cotidiano

Ziane Costa reúne milhares de mulheres em evento do MDB em Delmiro Gouveia

Na noite da última quinta-feira (20/06), a prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa (MDB), mais um vez fez história na…
Cotidiano

Comissão da Câmara aprova requerimento sobre emancipação da Ufal Arapiraca

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de autoria do deputado federal Daniel Barbosa (PP/AL) para…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :