Agosto é nacionalmente o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Nessa proposta, a prefeitura da Barra de Santo Antônio tem realizado, uma série de ações dentro da programação do ‘Agosto Lilás’, que busca intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e os serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência.
As atividades foram realizadas pela Centro de Referência Especializada de Assistência social com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, para as Mulheres e incluíram, além de divulgação virtual, plotagem em locais públicos e um seminário na última terça-feira (24) com a participação de representantes da saúde, educação, serviço de convivência CRAS e CREAS, dentre os palestrantes contou-se com a presença do psicólogo Marceliano Teixeira , do procurador Dr. Ronaldo Pinheiro e do chefe de polícia Rosivaldo Barbosa Ferro, com ações protetivas, no combate a esse tipo de violência.
As ações realizadas pelo governo municipal, em parcerias com outros órgãos e instituições, pretendem chamar a atenção da sociedade para a importância da denúncia, pois a cultura do silêncio é um dos agravantes do crime de violência contra a mulher. “A denúncia é fundamental e a sociedade precisa tomar consciência disso. Trabalhamos para encorajar as vítimas a denunciar seus agressores e a romper o ciclo de violência”, frisou Luciana Buarque Técnica de Referência do CREAS.
Agosto Lilás – O Projeto de Lei 3855/20 instituiu o Agosto Lilás, que busca intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
Telefones úteis para denúncia:
Central de Atendimento à Mulher: Ligue: 180
Segurança Pública de Alagoas: 181
Direitos Humanos: 100
Polícia Militar: 190
CREAS Barra de Santo Antônio/AL