secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, se reuniu nesta sexta-feira (03.09) com representantes do setor de Caravanismo do país. O objetivo do encontro foi discutir ações e medidas que possam ser apoiadas pelo Ministério do Turismo em prol do desenvolvimento do segmento nas estradas brasileiras. A reunião aconteceu no âmbito do Grupo de Trabalho (GT) de Caravanismo, criado dentro do Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (MOB-Tur) e que discute pontos como legislações e o mapeamento de destinos que possuem áreas de apoio a estes viajantes.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o caravanismo é uma das prioridades da gestão, visto que deve atrair mais adeptos no pós-pandemia. “Precisamos estruturar todo o nosso setor para garantir ao turista a melhor experiência possível. Para isso, é preciso conversar com quem entende e sabe dos percalços existentes no segmento, e é aí que entramos no sentido de auxiliar junto com outras pastas para sanar os gargalos que travam o desenvolvimento do caravanismo no nosso país”, destacou Machado Neto.
Entre os pontos apresentados estava a criação de políticas públicas, junto aos governos estaduais e municipais, que incentivem a prática desta modalidade no Brasil. Outro item abordado pelos representantes foi a interlocução junto aos órgãos competentes para que as concessionárias de rodovias criem, no mesmo local dos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU), pontos de apoio para veículos de recreação. Além disso, a atualização de trechos legislativos foi trazida pelo segmento.
O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, destacou que já está conversando com outros ministérios e agências reguladoras no sentido de ampliar este mercado. “Toda essa necessidade surgiu quando a gente começou a trabalhar o turismo rodoviário e não vimos parada para os automóveis em boa parte dos lugares no país. A gente precisa resolver essa questão das paradas e estamos conversando com alguns órgãos para produzir ideias para tentar resolver essas questões que têm atrapalhado o crescimento da prática”, declarou.
De acordo com a Associação de Estradeiros do Paraná, existem hoje no Brasil em torno de 40 mil veículos para caravanismo cadastrados. As regiões do Brasil mais preparadas no que se refere a infraestrutura de apoio para receber motorhomes são, nesta ordem: São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia. Apesar disso, os brasileiros lideraram o ranking internacional de viajantes de motorhome nos Estados Unidos, em 2019. O país norte-americano faturou, considerando todo este segmento, US$ 114 bilhões e gerou 600 mil empregos diretos somente em 2019.
MOB-Tur – Instituído pelo Ministério do Turismo, em setembro de 2020, o Fórum MOB-Tur tem a função de discutir e propor políticas e estratégias para aperfeiçoar a mobilidade e a conectividade turística no Brasil; consultar autoridades e técnicos ligados à mobilidade e à conectividade turística e promover a coesão das ações e programas. Além disso, se propõe a realizar estudos em temas relacionados à mobilidade e à conectividade turística, bem como observar experiências internacionais no segmento e conhecer as práticas.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
FOTO: Vitor Maciel/MTUR