
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) entregou, nesta sexta-feira (10), 195 lixeiras para ambulantes que realizam serviços de praia na faixa de areia da Ponta Verde. A iniciativa tem como objetivo padronizar os serviços prestados levando mais conforto aos trabalhadores, turistas e visitantes da orla de Maceió.
No total, 13 ambulantes que trabalham na região localizada em frente ao Farol da Ponta Verde foram beneficiados com as lixeiras que vão facilitar o trabalho de limpeza e organização da faixa de areia.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, a ação de entrega das lixeiras vem para complementar os kits de praia que foram entregues em março deste ano.
“Essa padronização é muito importante. Eu tenho plena convicção de que essa ação vem para ajudar o movimento das barracas, já que elas têm um papel imprescindível para o turismo de Alagoas. Demonstra a organização do Estado e dos trabalhadores que estão aqui todos os dias para servir os turistas e os maceioenses. O papel do estado é fomentar os negócios e ajudar as pessoas na geração de emprego e renda”, expôs Marcius Beltrão.
Cada um dos ambulantes recebeu 15 lixeiras. Para o comerciante Binho a parceria entre os ambulantes e a Sedetur traz um impacto importante para o meio ambiente e para a organização da faixa de areia.
“Eu comercializo por aqui há três anos. Essa parceria é muito importante para a gente e para os visitantes. Já que não vai ter lixo espalhado e nem sujeira deixando a praia limpa porque é isso que os clientes buscam”, relata o ambulante.
Retomada segura
A retomada gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.
Já a nível nacional, Alagoas registra cerca de 1.533 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o segundo lugar no Nordeste, atrás apenas da Bahia. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança a turistas e moradores.
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SEDETUR
TEXTO: ISABELA PADILHA
FOTOS: LUCAS MENDES