DESTINOS

Dicas: Japaratinga, um paraíso escondido no Litoral Norte de Alagoas

A pacata Japaratinga, localizada no litoral norte de Alagoas, a 121 km de Maceió, é um dos destinos turísticos mais belo do Nordeste. São cerca de 12 km de costa, dividas em 6 exuberantes praias de águas claras e mornas: Salgado, Centro, Bitingui, Barreiras do Boqueirão, Boqueirão e Pontal do Boqueirão.

Quem visita o município, que compõe a APA Costa dos Corais, se encanta com tantas belezas naturais e com o calor da receptividade de sua gente. Japaratinga é sinônimo de refúgio, aconchego, paz, descanso. Por isso a campanha promocional do destino tem o slogan Viva Puramente. Contemplar as paisagens praticamente intocadas é um convite a mergulhar em toda essa pureza.

Por falar em mergulho, quem vem a Japaratinga pode viver puramente uma experiência inesquecível: passear de lancha ou catamarã e conhecer as piscinas naturais. Com a maré baixa, o turista pode mergulhar e admirar as belezas dos arrecifes, peixes e corais que adornam o mar desse pedacinho de Alagoas.

Conhecer Japaratinga de buggy é uma alternativa para quem não curte mergulho. O turista pode optar em conhecer outros destinos como Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, que também fazem parte da APA Costa do Corais. Essa dica é muito legal para quem quer visitar vários lugares da nossa Rota Ecológica. O embarque é feito na Praça dos Idosos, no centro, e não precisa de agendamento.

Para o turista que gosta de aventura, a Reserva da Bica é uma ótima opção. Localizada nas Barreiras do Boqueirão, o local é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e conta com uma trilha de nível médio, que leva a dois mirantes, que permite contemplar o mar com uma visão privilegiada. Com um pouco de sorte, é possível ver tartarugas de um deles.

Outra dica pra quem gosta de trilha é o mirante do Monte Tabor, que fica em uma pousada, na Praia do Salgado. O mirante é aberto para quem não é hóspede e quem gosta de se aventurar pode subir os mais de 200 degraus, mas tem que ter muito fôlego. O mirante também tem acesso para automóveis, para que todos tenham a oportunidade de ver Japaratinga de outro ângulo. Ainda no Monte Tabor, o visitante pode contemplar um pôr do sol que faz valer a pena todo o esforço de quem se aventura em subir a pé.

Aventura é o que não falta! O município ainda conta com o Camping do Bacurau, que proporciona uma experiência incrível a quem o visita. De cima, o turista avista a grandiosidade do mar e ver o quanto a natureza foi generosa com Japaratinga. Como diz o nome, o Camping é um local para quem curte acampar. Acordar cedinho para ver o sol nascer sobre o mar é um dos motivos que tornaram o local um destino muito procurado.

TEXTO: Adilson Júnior

FOTOS: MOZART LUNA JURAN MANUEL E KERONY MELO

Artigos relacionados
DESTINOS

Passeios dos Cânions do São Francisco tem novo embarque em Alagoas, em Olho d'água do Casado

A inauguração da primeira etapa da urbanização do Porto da Dulce na região do São Francisco, no município de Olho…
DESTINOS

Estados Unidos abertos ao turistas vacinados em novembro

Quem estiver imunizado com as vacinas contra covid-19 poderão viajar para os Estados Unidos a partir de novembro bastando apresentar…
DESTINOS

Voos domésticos crescem 74,6% e Nordeste é o melhor destino do Brasil

Na contra mão das notícias de inflação alta, queda na bolsa de valores e subida do dólar, a malha aérea…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :