BLOG DO MOZART LUNA

Vacinação será obrigatória no Brasil e no Mundo. Municípios já têm lei que obriga servidores a se vacinar. Turismo rural é tema de reunião com MTur.

A obrigatoriedade da vacinação através de Lei no Brasil é um tema que vem sendo discutido, já que essa proposta também vem sendo debatida em todo mundo, com o objetivo de garantir o fim da pandemia. Os técnicos da Confederação Nacional dos Muncípios (CNM), Bruna Costa e Rodrigo Dias, de saúde e do jurídico, respectivamente, debateram o tema que chama a atenção para o cenário nacional da vacinação no Brasil. Aproximadamente, 65% da população já recebeu a primeira dose da vacina, 35% está com o esquema vacinal completo [às duas doses] e a faixa etária está entre 12 e 17 anos. Segundo Bruna, a vacina evita a manifestação grave da doença, e, com as demais normas sanitárias, representa uma estratégia de combate ao vírus. “O tema da obrigatoriedade da vacinação foi levantado pelo Supremo Tribunal Federal [STF], em 2020, que decidiu: o Estado pode determinar que os cidadãos se submetam obrigatoriamente à vacinação contra Covid-19”, lembrou Bruna. Diante da decisão do plenário do STF, alguns Municípios instituíram a obrigatoriedade da vacinação de seus servidores. Segundo um panorama, a partir das pesquisas semanais da Covid-19 nos Municípios, 2,3 mil gestores locais afirmam ser favoráveis à obrigatoriedade de vacinação do público prioritário. Contudo, apenas 249 editaram alguma norma impondo tal obrigatoriedade. Ao destacar os aspectos jurídicos da questão, o jurista da CNM alertou: nossa abordagem não é no campo da ética, da moral, da ideologia ou das convicções filosóficas. “Estamos fazendo uma avaliação descritiva do que os tribunais estão entendendo a respeito do tema, aquilo que está preconizado na legislação, na Constituição Federal e na Lei 13.979/2020”, explicou Rodrigo. ( Fonte CNM)

Esclarecimentos


O especialista explicou as competências dos Entes, a lei nacional de enfrentamento da pandemia; a eficácia da vacinação compulsória atrelada ao decreto de calamidade pública; e a decisão do Supremo, com tese de repercussão geral reconhecida, pela constitucionalidade da vacinação obrigatória. Ele também falou da diferença entre a vacinação obrigatória ou compulsória e forçada.

Penalidades


As sanções e penalidades aplicadas aos servidores municipais que desrespeitam a norma local também foram esclarecidas, com base nas decisões recentes do judiciário. As dúvidas apresentadas pelos participantes do debate foram respondidas e a dica foi para que os gestores municipais trabalhem, independente da medida adotada, com o convencimento e a conscientização da população e de seus recursos humanos.

Vigilância Ambiental

Entre os dias 27 e 30 de setembro será realizada a terceira edição do Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA). O evento é organizado pela coordenação-geral de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, e tem como objetivo o compartilhamento de experiências, fortalecimento e atuação da Vigilância em Saúde Ambiental, para a promoção de reflexão sobre o presente, passado e futuro da Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil.

Programação

Na programação prevista pela organização, o dia 27 de setembro terá como destaque a mostra de experiências em saúde ambiental, em que os palestrantes irão expor os resultados de trabalhos produzidos em diversas regiões e municípios. No dia 28, o tema será “o que queríamos e precisávamos e o que fizemos? Até onde chegamos?”. Dia 29, a temática central será “o que queremos/precisamos da VSA?”. E finalizando, no dia 30, “como faremos a VSA que queremos e precisamos?”.

Intercâmbio

Além disso, há expectativa pelo intercâmbio de informações e experiências em Vigilância em Saúde Ambiental, divulgação de experiências exitosas dos Estados e dos Municípios e avaliação dos últimos 10 anos de VSA no país. O público-alvo são os gestores e técnicos das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde envolvidos em ações da vigilância em saúde ambiental, alunos de universidades e profissionais de entidades correlatas.

Turismo/Reunião

Colaboradoras da Confederação Nacional de Municípios (CNM) estiveram reunidas com representantes da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur) do Ministério do Turismo para debater demandas municipais.

Cadastur

O funcionamento do Cadastur – sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo; a reformulação da Lei Geral do Turismo (11.771/08), que dispõe sobre a Política Nacional de Turismo e o Projeto de Lei (PL) 4.395/2020, que institui a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural foram os assuntos em destaque no encontro.

Turismólogos

Na oportunidade, a equipe de turismo – representada pelas analistas técnicas e turismólogas Marta Feitosa e Mônica Costa – ratificaram a necessidade de se entender o Município como foco do desenvolvimento do turismo em meio rural. Nesse contexto, as colaboradoras apontaram que o turismo rural é vetor responsável pelo desenvolvimento econômico das pequenas cidades, pois incentiva o homem a continuar no campo, valoriza a cultura local e preserva o meio ambiente.

Participantes

Representaram o Ministério do Turismo na reunião a diretora de Regulação e Qualificação do Turismo, Andréa de Souza Pinto; a coordenadora geral de Qualificação do Turismo, Tâmara Galvão, e da parte Fiscal, Daniela Henriques Saraiva. A AMM contou com a presença da assessora Izabel Cristina.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

STJ decide sobre cobranças de ISS na construção civil. Cenário político de São José da Tapera é tranquilo. PL pode emplacar dois vereadores em Porto Calvo. Ex-deputado Tarcizo Freira agoniza politicamente.

ISS sobre construção civil A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece os gestores sobre dúvidas referentes à base de cálculo…
BLOG DO MOZART LUNA

Sinal 5G não funciona em vários municípios, mesmo assim operadoras anuncia ampliação do sinal. Operadoras faturam bilhões, mas não entregam os serviço que vendem. Municípios devem atualizar legislação para cobrar ISSQN das empresas.

5G será? O sinal de telefonia celular 5G para mais 189 Municípios, alcançou, nesta primeira semana de outubro, 93% do…
BLOG DO MOZART LUNA

Marechal Deodoro ganha nova UPA. Alagoas terá o primeiro hotel de luxo de seis estrela em Japaratinga, um investimento de R$ 350 milhões. Presença de Anitta no Réveillon Mil Sorrisos faz crescer disputa por ingressos.

Saúde em Marechal Deodoro O governador Paulo Dantas inaugurou, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro de Taperaguá, em…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :