
Cerca de 31% dos Municípios brasileiros já deram início à aplicação da dose de reforço na população idosa. A região Centro-Oeste é a que possui o maior percentual de Municípios já aplicando a chamada “terceira dose”, 47,1%. Em seguida, vem o Sudeste, com 38,8%; o Norte, com 26,1%; o Sul, com 23,5%, e o Nordeste, com 18,9%. Dentre os que ainda não iniciaram, 77,4% afirmaram já estar organizados para começar essa imunização. Os dados fazem parte da 25ª semana da pesquisa Covid-19 da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que ouviu 2.063 gestores municipais entre os dias 13 e 16 de setembro. A pesquisa também mostra que 1441 Municípios (69,8%) não tiveram mortes pela doença nesta semana. Apenas 5,6% relataram aumento; enquanto 9,4% apontaram queda e 12,2% estabilidade no número de óbitos. Quanto ao registro de novos casos confirmados de Covid-19, 25,6% (528) afirmaram que não houve nesta semana. Outros 28% apontaram queda; 28,1% estabilidade; e 15,5% aumento. Uma questão que traz preocupação no estudo desta semana diz respeito ao aumento no percentual de Municípios que identificaram a variante Delta no território: 12,1%. Nas duas edições anteriores da pesquisa – realizadas, respectivamente, de 30 de agosto a 2 de setembro e de 23 a 26 de agosto -, esses percentuais eram de 7,7% e 5,4%.
Maragogi/Idoso
A Secretaria do Trabalho, Emprego e Geração de Renda de Maragogi realizou uma reunião com a Associação dos Pescadores e Marisqueiras de São Bento, a fim de tratar sobre a liberação de crédito do CrediAmigo do Banco Nordeste. Na ocasião, o coordenador do CrediAamigo no litoral norte de Alagoas, Daniel Rego, pôde tirar as dúvidas referentes ao crédito.
Maragogi/CrediAmigo
CrediAmigo em Maragogi- Após reunião ordinária do COMTUR, ficou decidido que a sala do empreendedor, que fica na secretaria do Trabalho, faria a intermediação de acesso ao crédito para os microempreendedores do município (MEIs). O município teve um crescimento no número de clientes do Banco do Nordeste junto ao CrediAmigo e, consequentemente, um aumento no atendimento e liberação do recurso.
Maragogi/Idoso
A Coordenadoria Municipal dos Direitos dos Idosos realizou, no auditório da Secretaria da Educação, a I Capacitação para conselheiros municipais dos Direitos dos Idosos de Maragogi. Foram debatidos temas pertinentes ao trabalho que está sendo desenvolvido para este público na cidade, a fim de inseri-los em um contexto social, político e cultural inclusivo e humanizado.
Maragogi/Idoso 2
O evento contou com a participação do prefeito, Fernando Sérgio Lira, da presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Elizabeth Toledo, o responsável pelo Projeto Amigo do Idoso, Tenildo Lopes, e demais conselheiros e representantes da coordenadoria de Maragogi. Sérgio Lira ressaltou a importância desse encontro para o fortalecimento das políticas de valorização da pessoa idosa no município e, na ocasião, ainda recebeu o prêmio de Prefeito Amigo do Idoso.A
Aposentados
Com o total apoio do deputado federal Severino Pessoa (Republicanos/AL), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1100/21, que concede isenção do Imposto de Renda (IR) para os proventos de aposentadoria, reforma ou pensão recebidos por pessoa com sequelas da Covid-19. De acordo com o texto aprovado, a isenção deverá ser concedida com base em conclusão da medicina especializada e valerá mesmo que a doença tenha sido contraída depois da aposentadoria, reforma, reserva remunerada ou concessão da pensão. O benefício valerá a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao de publicação da futura lei, que será enviada para aprovação no Senado.
Delmiro
A Secretaria de Educação de Delmiro Gouveia convida as empresas especializadas no fornecimento de gênero alimentícios, a participarem da pesquisa de preço da Merenda Escolar para compra direta, conforme planilha descritiva que deverá ser solicitada através do e-mail semed.delmiro2021@gmail.com. As cotações deverão ser enviadas até o dia 27 de setembro de 2021
Pilar/Educação
No Pilar o prefeito Renato Rezende Filho entregou móveis e eletrônicos nas escolas. O prefeito e o secretário de educação Clewinho Cavalcante foram nas escolas na rede municipal e fizeram as entregas pessoalmente de: bebedouros, estantes, minisystens e televisões. Além disso, a creche Rosilene Mota recebeu: geladeira, berços, bebedouro e cadeiras de alimentação.
Pilar/CNH
No Pilar o Programa CNH DO FUTURO chegou para ajudar os pilarenses a tirarem sua carteira de habilitação. Serão 500 vagas para quem precisa trabalhar mas não tem como arcar com os custos da CNH. As inscrições estão abertas até 30/09. Procure o Gabinete da Prefeitura.
Penedo/Saúde
Em Penedo o poder público e setores organizados da sociedade se uniram para proporcionar saúde para população. Um exemplo recente do resultado positivo é a continuidade do funcionamento da UTI de Penedo, trabalho alinhado entre os governos estadual e municipal com a Santa Casa de Misericórdia. O investimento em saúde pública reservava os sete leitos da UTI e mais 18 leitos clínicos instalados no Hospital Regional da Santa Casa de Penedo apenas para atender as vítimas da pandemia .
Penedo/merendeira
A Secretaria Municipal de Educação de Penedo divulgou o nome das três semifinalistas para o Concurso de Merendeiras do SEBRAE 2021. As servidoras das escolas públicas municipais de Penedo foram selecionadas, após diversas fases que tiveram início em junho deste ano. A presença de profissionais da educação penedense no Concurso de Merendeiras do SEBRAE ocorre pelo terceiro ano consecutivo.
Penedo/salários
Setembro ainda está em sua penúltima semana, mas tem servidor da Prefeitura de Penedo que já vai receber o salário do mês. A folha começou a ser paga sexta-feira, 24, para o pessoal das Demais Secretarias (identificação de todo o funcionalismo municipal), exceto quem trabalha para os setores de Saúde ou de Educação.
Penedo/salários 2
O calendário de pagamento para efetivos e contratados da Prefeitura de Penedo será retomado na segunda-feira, 27, data reservada aos trabalhadores e trabalhadoras da Secretaria Municipal de Educação. A conclusão da folha de setembro acontece na terça, 28, com o pagamento do pessoal da Secretaria Municipal de Saúde e do 13º salário dos servidores que fazem aniversário no mês e não formalizaram a opção de receber o adicional somente no final do ano.
Vacinação de adolescentes
A maioria dos Municípios vacina, nesta semana, pessoas entre 18 e 24 anos, contabilizando 54,2% dos respondentes. E pelo menos 915 Municípios (44,4% dos pesquisados) afirmaram que já estão imunizando adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades.
Ampliação
Sobre o tema, que trouxe polêmica diante de nova orientação do Ministério da Saúde, a CNM reforça que a Nota Técnica 36/2021 da Secovid, de 2 de setembro, recomendou a “ampliação da oferta da vacinação contra a Covid-19 para a população de 12 a 17 anos sem comorbidades, com início a partir de 15 de setembro de 2021”.
Vacinação
A Confederação esclarece que, apesar da data estabelecida, o andamento da vacinação não ocorreu de forma equânime no país. Assim, muitos Municípios terminaram de vacinar pessoas acima de 18 anos antes do dia 15, iniciando a vacinação de adolescentes de 12 a 17 com comorbidades.
Adolescentes
Nesses casos, ao cumprirem as recomendações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO) e embasados na NT 36/2021, os Municípios pactuaram em Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a vacinação do restante da população prevista de adolescentes de 12 a 17 anos (sem comorbidades).
Lamentável
Diante disso, a CNM lamenta que repetidamente autoridades do governo federal façam pronunciamentos em que impõem a responsabilidade aos gestores locais de erros cometidos pelo próprio Poder Executivo Federal no enfrentamento da pandemia.
Falta de imunizantes
Quase um quarto dos Municípios que participaram da pesquisa desta semana apontou que houve falta de imunizantes, totalizando 23,1%. Desses, 57,7% afirmaram ter faltado vacina para aplicação da primeira dose. Já 65,6% apontaram que o problema foi referente à segunda dose. A vacina da Fiocruz (Astrazeneca) foi a imunizante que mais faltou nos Municípios, tanto para primeira quanto para a segunda dose.
Tratamento pós-Covid
O atendimento a pacientes com sequelas decorrentes da Covid-19 tem sido prestado por 79,8% dos Municípios. Dentre os serviços mais ofertados estão: fisioterapia; atendimento em saúde mental; transporte municipal para tratamento fora do domicílio; exames de imagem; serviços em cardiologia; serviços em pneumologia; e serviços em nefrologia.
Calendário escolar
Outro desafio dos gestores municipais no enfrentamento da pandemia diz respeito ao calendário escolar. Segundo 50,2% dos gestores, o ano letivo tem sido prejudicado em decorrência do cenário atual. Outros 42,2% afirmaram que não e 7,6% não responderam. Apesar disso, a maioria dos respondentes (57,2%) apontou que o ano letivo de 2021 deverá ser encerrado até o dia 31 de dezembro. Já 22,4% não têm previsão.