NEGÓCIOS

Viagens corporativas dão sinais de retomada em agosto

mês de agosto registrou alta de 11% no faturamento do setor de turismo de negócios do país. É o que aponta um levantamento divulgado nesta semana pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). O aumento no índice gerou uma receita de R$ 390 milhões para a economia brasileira e mostra a continuação da retomada do segmento, um dos mais afetados pela pandemia de covid-19.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou a importância da retomada do segmento corporativo e destacou a importância dela para toda a cadeia produtiva do turismo. “Sabemos a necessidade da retomada desse segmento, já que as viagens corporativas dão maior movimento aos hotéis, as empresas aéreas, agências de viagens e o setor de transportes. Além disso, o turismo de negócios reduz a sazonalidade do setor e atrai turistas especializados que podem gastar acima do esperado, resultando em emprego e renda”, pontuou.

Recentemente, algumas cidades e estados do país começaram a liberar a realização de eventos com maior número de pessoas. É o caso da Bahia, que publicou decreto este mês autorizando a realização de atividades com a presença de público de até mil pessoas em feiras, parques de exposições e etc. O Rio de Janeiro foi outro destino que liberou a realização de atividades deste porte, desde que seja limitado em 500 participantes. Em agosto, Belo Horizonte (MG) autorizou feiras exposições, congressos e seminários corporativos com até 800 pessoas.

Dados do Ministério do Turismo apontaram que, em 2019, o turismo de negócios foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros para o Brasil. Do número total, 15,4% visitaram o país com esta finalidade. Entre os destinos mais procurados estão São Paulo (49,2%), Rio de Janeiro (19,1%), Curitiba (4,8%), Porto Alegre (3,4%) e Brasília (3,2%). O gasto médio per capita, por dia, desses viajantes foi de US 77,39.

SELO TURISMO RESPONSÁVEL – O Ministério do Turismo disponibiliza, desde o ano passado, protocolos com boas práticas de higienização para organizadoras de eventos, centros ou locais de Convenções, feiras, exposições e similares, casas de espetáculos, entre outros. A medida um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável. Para aderir ao programa e saber mais sobre estes protocolos, clique aqui.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados
NEGÓCIOS

Com 10,4 milhões de passageiros transportados, aviação brasileira tem melhor outubro da história

s números do setor aéreo brasileiro continuam a demonstrar força e recuperação, marcando recordes históricos em diversos indicadores no mês…
NEGÓCIOS

Pelo segundo mês consecutivo, setor aéreo registra recorde na movimentação de passageiros

eflexo de uma economia em ascensão e fruto do aquecimento no turismo nacional e internacional, o transporte de passageiros no…
NEGÓCIOS

IA se torna essencial para a competitividade no Turismo

A Inteligência Artificial (IA) vem transformando o cenário empresarial, especialmente nos setores que exigem alta adaptabilidade e produtividade, como o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :