Cotidiano

Após denúncias, Thiago ML constata descaso, falta de medicamentos e profissionais no Posto de Saúde João Vicente da Silva

“Precisamos de consulta e não tem, exame também não. Faltam medicamentos básicos”, relatou um morador de Arapiraca ao vereador Thiago ML. Essa foi apenas uma das inúmeras queixas de moradores da região ao funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) João Vicente da Silva, na Vila Aparecida.

Nessa segunda-feira, Thiago foi pessoalmente ao posto e constatou os problemas descritos pelos moradores. Dentre eles, a falta de medicamentos para hipertensos, dificuldade em marcar exames e consultas, e o atendimento limitado de pacientes por dia. O Programa de Saúde da Família (PSF) obriga que o médico atenda no mínimo 25 pessoas por dia, mas, as denúncias afirmam que a médica do posto atende somente cinco pessoas.

O posto João Vicente da Silva atende há vários sítios da região, dentre eles, Posto da Pedra, Lagoa d´àgua, Minador e Baixo do Capim. São milhares de arapiraquense sofrendo diariamente com o descaso na saúde do município. “Basta uma rápida visita para constatar os inúmeros problemas. É um problema que não pode ser ignorado pela gestão de nosso município”, relatou o parlamentar nas redes sociais.

Há também o curioso caso do consultório odontológico que não possui dentista para atender a população. “A sala só funcionou no dia da inauguração, depois disso permaneceu fechada”, denunciou um dos usuários da unidade ao parlamentar.

De fato, ao visitar o posto, o vereador Thiago constatou que há uma sala equipada para atendimento odontológico, no entanto, sem profissional para realizar as consultas. “Sabemos a dificuldade do povo da Vila em se locomover para o Centro da cidade, e infelizmente, vemos que no posto há equipamento novo, mas sem uso”, lamenta o vereador. 

Uma das funcionárias da UBS confirmou que o posto está há dias sem nenhum medicamento. Hipertensos estão há 34 dias sem conseguir pegar o remédio na unidade.

Muitos moradores se queixam da demora do resultado dos exames. “A saúde está uma decadência em Arapiraca. Minha mãe está há dois meses esperando por um hemograma, uma solicitação simples”, relatou uma moradora a Thiago ML.

Artigos relacionados
Cotidiano

Produção científica de Arapiraca é destaque em Congresso Nacional de Medicina da Família

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, teve participação de destaque no 18º Congresso Brasileiro de…
Cotidiano

Coruripe: Saúde Pública que é referência nacional impulsiona aprimoramento contínuo

Coruripe reafirmou sua posição de referência nacional em saúde pública na sexta-feira (6), durante a emocionante cerimônia de entrega de…
Cotidiano

Projeto "Bem-Estar ao Seu Alcance" é lançado em Passo de Camaragibe com entrega de óculos e atendimentos gratuitos

Nesta quarta-feira, 11 de junho de 2025, foi oficialmente lançado o Projeto Bem-Estar ao Seu Alcance em mais um município…