“A TAP é um dos maiores instrumentos de desenvolvimento econômico nacional”, declarou o ministro das Infraestruturas de Portugal , Pedro Nuno, que vem tocando com mão de ferro as mudanças na empresa e que foi responsável pelo afastamento de toda diretoria anterior.
As declarações de Pedro Nuno foram realizadas na conferência Air Summit e transmitidas pela RTP.O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, calculou em mil milhões de euros o valor líquido (descontando as compras) de vendas da TAP ao exterior, comentando que “isto é de uma importância crítica para um país que não se pode dar ao luxo de perder empresas exportadoras”.
Pedro Nuno Santos defendeu que a transportadora “tem que ser avaliada pelo contributo vasto que dá a toda a economia nacional”, e não apenas “de forma isolada e analisada em função do resultado líquido do exercício anual”.
A companhia aérea é “uma das três empresas que mais contribuem para as exportações em Portugal. São 3.000 milhões de euros de exportações que são responsabilidade da TAP”, continuou o ministro, realçando que “as exportações são mesmo o maior desafio nacional”.
“Nós calculamos que, destes 3.000 milhões de euros de exportações, 1.000 milhões de euros sejam exportações líquidas. Isto é de uma importância crítica para um país que não se pode dar ao luxo de perder empresas exportadoras”, destacou o governante.
Segundo ainda Pedro Nuno Santos destacou a companhia aérea “compra 1.300 milhões de euros a empresas nacionais”.