
Em nota enviada à nossa redação a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informou que “adotou medidas de mitigação dos riscos”. Isto consiste em uma medida, que tem como objetivo minimizar ou eliminar eventos adversos que se apresentam com potencial para causar prejuízos aos itens ambientais destacados nos meios físico. Este tipo de medida procura anteceder a ocorrência do impacto negativo, que permitiram a manutenção das operações de todos os voos da aviação comercial planejada para os aeroportos de Recife e Maceió.
A ANAC havia publicado duas portarias que proibia, o aumento do número de novos voos para os aeroportos de Recife e Maceió. A decisão da Agência se devia pelo simples fato da concessionária Aena não ter cumprido o prazo exigido, para cumprimento das obras exigidas, para garantia da segurança das operações aeroportuárias. O prazo terminou no dia 15 de outubro e a concessionária argumentou que não teve condições de cumprir o que foi acordado.
As portarias da ANAC causou pânico as operadores, hotéis e as companhias aéreas que haviam comercializados reservas, fato que gerou a mobilização do secretário estadual de desenvolvimento e turismo de Alagoas, Marcius Beltrão e do ministro do turismo Gilson Neto.
Leia abaixo a Nota Oficial na íntegra
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou ações de fiscalização nos aeroportos internacionais de Recife (Guararapes – Gilberto Freyre) e de Maceió (Zumbi dos Palmares) onde foram identificadas não conformidades que demandam medidas corretivas por parte do operador aeroportuário para que seja mantida a segurança e a regularidade das operações.
Enquanto tais correções não são implementadas, a Agência adotou medidas para mitigação dos riscos que permitem a manutenção das operações de todos os voos da aviação comercial planejados para estes aeroportos – registrados nos Serviços de Transporte Aéreo Público da ANAC, além de medida acautelatória que proíbe o aumento de frequência das operações aéreas nos aeroportos até que as não conformidades sejam corrigidas.
A ANAC reforça seu compromisso com a manutenção da segurança das operações e com a regularidade do transporte aéreo para todos os passageiros e profissionais da aviação civil.
Permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação Social ANAC