ROMA (AP) – Dezenas de ex-comissários de bordo da extinta companhia aérea italiana Alitalia tiraram seus uniformes na quarta-feira, vestindo apenas roupas íntimas, em um protesto silencioso e coreografado no centro de Roma.
Há muito tempo financeiramente doente, a companhia aérea italiana de décadas fez seu último vôo em 14 de outubro. Uma nova companhia aérea, ITA, começou a voar no dia seguinte , usando algumas das aeronaves da Alitalia. Também comprou a marca Alitalia, mas está contratando menos de 3.000 dos 10.000 funcionários da Alitalia.
Autoridades sindicais dizem que aqueles que trabalharão para o ITA estão sendo contratados com salários significativamente mais baixos.
Cerca de 50 ex-comissários de bordo ficaram em filas em uma praça no topo do Capitólio de Roma, baixaram suas bolsas de ombro da empresa para o pavimento de paralelepípedos e, em seguida, lentamente e em sincronia, removeram seus sobretudos, em seguida, jaquetas de uniforme, depois saias e, em seguida, saíram de suas calças. sapatos de salto.
Eles permaneceram descalços, usando cuecas, em silêncio por alguns minutos. Então, eles juntaram cuidadosamente suas roupas e sapatos e gritaram juntos: “Nós somos a Alitalia!”
Os líderes sindicais têm pressionado o governo para estender o seguro-desemprego por até cinco anos.