A concessionária Aena, que administra o aeroporto de Maceió, não conseguiu concluir as obras exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mais uma vez. A empresa havia se comprometido que até a última sexta-feira (24), tudo estaria pronto para que fosse realizada a inspeção técnica e em seguida liberado o aumento do número de novos voos.
A situação se complica, já que no próximo domingo (31), foram comercializados novos voos da Gol e Azul para Maceió, mas que não poderão ser realizados ,porque a Anac não liberou, já que a portaria de proibição continua em vigor. Nossa. reportagem buscou da Aena uma reposta sobre a situação, que nos envio a nota abaixou:
“A Aena Brasil informa que, durante os últimos dias, trabalhou sobre os pontos requeridos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), durante uma inspeção regular, nos aeroportos do Recife e de Maceió. Os trabalhos, no entanto, não puderam ser concluídos no prazo previsto devido às chuvas que caíram na região. Ainda nesta semana, serão enviadas evidências à Agência, para avaliação e suspensão das medidas cautelares – na perspectiva de que as condições meteorológicas estarão favoráveis ao término dos serviços.
A Aena Brasil lembra que a solicitação da Anac não afetou a movimentação nem a segurança dos aeroportos, que seguiram operando normalmente, com pousos e decolagens regulares. A portaria também não interfere nos acréscimos de voos regulares já registrados na Anac para a temporada do verão brasileiro. A concessionária está em contato permanente com as companhias aéreas e autoridades competentes, para o acompanhamento do caso.“
O secretário estadual de desenvolvimento e turismo de Alagoas, Marcius Beltrão, disse aguarda pela liberação nos novos voos e lamentou a instransigência da Anac sobre o assunto, já que 90% das obras exigidas pela Agência, no aeroporto de Maceió foram cumpridas, o que garante a segurança dos voos já previstos e também dos que estão para serem implantados. “A esperança é que até está sexta-feira (29) tudo seja resolvido”, finalizou.