
Em mais uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) os números mostram o cenário no Brasil da pandemia de covid 19. Segundo os dados levantados, a utilização da máscara para a prevenção da Covid-19 não é mais obrigatória em apenas 1%, ou seja, em 17 Municípios. A pesquisa desta semana ouviu 1.703 prefeituras de 25 a 28 de outubro de 2021. Ainda segundo a 30ª edição do levantamento semanal, cerca de 60% (1.019) dos gestores municipais pretendem manter a obrigatoriedade do uso do item de proteção mesmo com o avanço da vacinação e que toda a população esteja imunizada. Outros 36% (613) afirmaram que ainda não se decidiram sobre o tema e apenas 2,5% (43) disseram que pretendem retirar a obrigatoriedade do item no cenário em que todos estejam vacinados. A grande maioria dos Municípios – ou 98,1% (1.670) – afirma manter os avisos e comunicados sobre a necessidade e importância da utilização da máscara de proteção. A obrigatoriedade da vacinação para frequentar espaços coletivos é realidade em 14,2% (242) dos Entes municipais que responderam à pesquisa, enquanto em 83% (1.413) dos Municípios participantes não há regramento em relação à imunização contra a doença. As medidas de restrição de circulação por conta do coronavírus ainda é uma prática em 55% (936) das administrações municipais; outros 38,7% (659) dos gestores locais já não mantêm mais as medidas de restrição. Fonte CNM.
Imunização
Segundo a pesquisa, 57% (970) dos Municípios responderam que já vacinaram mais de 50% da população (com mais de 18 anos) com a segunda dose ou a dose única. Outros 30,2% (515) já completaram a imunização entre 70 e 90% da população e 3,5% (60) já ultrapassaram os 90% da população acima de 18 anos vacinada contra a Covid-19. Mais de 95% (1.624) dos Municípios estão vacinando ou já vacinaram adolescentes, sem comorbidades.
Ação Parlamentar
A mulher alagoana conta agora com uma Lei (8.531)que institui políticas de atenção integral à saúde da mulher. A Lei foi sancionada semana passada pelo governador Renan Filho e foi uma indicação da deputada estadual Fátima Canuto, que não tem medido esforços para dar condições mais dignas às mulheres alagoanas.
Mulher alagoana/saúde
A Lei objetiva a criação de políticas públicas voltadas para: I – assegurar a assistência integral à saúde em ações de caráter preventivo e curativo especialmente relacionada a: a) gestão, parto e pós-parto; b) ginecologia, principalmente doenças sexualmente transmissíveis; c) oncologia, em especial câncer de mama e de colo de útero; d) planejamento familiar, entre outras providências.
Penedo/estradas
O governo do Prefeito Ronaldo Lopes está recuperando as estradas localizadas na zona rural de Penedo, trabalho realizado desde o início da gestão Crescendo Com Seu Povo por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMSP). O investimento que promove melhor qualidade de vida para o homem e a mulher do campo chegou à região de Pindorama.
Penedo/estradas 2
As obras de recuperação começam pelo povoado Santa Margarida para atender também Palmeira Alta, Imbira 1, Imbira 2, Conrado, Espigão, Prosperidade, toda essa área de Penedo”, informa o gestor da SEMS Penedo, destacando o compromisso do Prefeito Ronaldo Lopes com a população do meio rural.
Penedo/pandemia
A pandemia de Covid-19 ainda não acabou e é preciso continuar com medidas preventivas, como uso de máscara de proteção e a devida higienização pessoal e dos ambientes. O alerta é da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) da Prefeitura de Penedo. Trabalhadores do setor realizam a ação educativa sobre a necessidade de manter as medidas de controle sanitário.
Penedo/fiscalização
O serviço informativo é parte da rotina de atuação da Vigilância Sanitária, orientação necessária, apesar da gradual flexibilização das normas e da queda dos casos de Covid-19 decorrente dos avanços da campanha de vacinação. As medidas de prevenção contra o coronavírus precisam continuar, inclusive com a atualização dos informes às instituições de maior fluxo de pessoas, como escolas, de modo a garantir segurança das atividades sociais.
Delmiro/Feira
Em Delmiro Gouveia mais uma edição da Feira da Reforma Agrária camponeses e camponesas da região estarão nos dias 4 e 5 de novembro, na Praça da Igreja da Vila com uma variedade de produtos agroecológicos. Dezenas de assentados e acampados já se organizam para a atividade que irá comercializar, a preço justo, os alimentos produzidos nas áreas de Reforma Agrária de Alagoas.
Delmiro/Feira 2
A Feira deve reunir uma diversidade de atrações culturais celebrando a fartura do campo nesse período. Estamos apoiando a Feira da Reforma Agrária por entender a importância de criar este elo entre o homem do campo, que produz os alimentos, e a sociedade que está na zona urbana. É uma forma de que todos ganhem em uma cadeia produtiva sustentável”, disse a prefeita Ziane Costa.
Delmiro/nutrição
As mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, em Delmiro Gouveia participaram do Curso de Industrialização de Doces e Processamento de Mandioca, oferecido em parceria com o SENAR, EMATER e SEBRAE. O trabalho realizado pela Prefeitura busca oferecer novas oportunidades de renda às famílias atendidas pelo programa.