Experiências

Vila Galé promove experiência sobre a colheita da azeitona e produção de azeite

Uma experiência muito interessante para os turistas será proporcionado pelo Clube de Campo Vila Galé, um propriedade de 1620 hectares junto a Beja, em Portugal que será conhecer a produção de azeite, desde a apanha da azeitona, passando pelo lagar, até à sua utilização na cozinha. A oportunidade de participar vai de 6 a 27 de novembro.

Os participantes começam a experiência de manhã, pelas 9h, com a recepção/pequeno-almoço, e seguem num passeio de trator com atrelado que os leva até à zona do olival onde vai decorrer a experiência. No olival, os participantes têm oportunidade de observar os trabalhadores locais e aprender um pouco sobre o processo com o director técnico/industrial Tomás Jónatas.


Segundo Tomás Jónatas o objetivo desta experiência é “tentar passar algum conhecimento deste mundo, que é o mundo dos azeites”, que é muito valorizado em Portugal. De acordo com o diretor, a cultura do azeite está em mudança, e que o mesmo não aprecia o azeite produzido pelos seus avós, e estes também não apreciam as características dos seus azeites.


“O azeite é uma esponja autêntica”, afirmou Tomás Jónatas, explicando que este produto absorve todos os aromas com os quais entra em contacto, daí ser muito delicado o seu processo de produção, acrescentando que este deve ser armazenado num prazo de 12 horas após a colheita para não oxidar.


Segundo Jónatas, há três tipos de azeite, o extra-virgem, o virgem e o lampante, e há quatro defeitos principais no azeite, a tulha (fermentação), o ranço, o mofo e o avinhado, que devem ser evitados. Na propriedade, o processo de apanha da azeitona é feito com uma equipa de 12 trabalhadores, e começa com a acção de uma máquina que faz a oliveira vibrar, fazendo cair uma grande quantidade de azeitonas, e depois os funcionários utilizam varejadoras motorizadas e varas para fazer cair o resto das azeitonas nas redes que cobrem o chão do olival. De notar que cada árvore carregada tem cerca de 50 quilogramas de azeitonas. Uma vez na rede, uma moto 4×4 puxa as pontas da rede, colocando as azeitonas em cima do pano que vai ser utilizado para as colocar no transporte de carga.


Nesta propriedade também há olivais em sebe, que são colhidos por uma máquina que faz todo o processo.
Uma vez compreendidos os processos, os participantes têm a oportunidade de varejar uma oliveira, utilizando a vara com movimentos na diagonal, de cima para baixo, fazendo as azeitonas cair sem prejudicar a árvore.


Depois de varejar, os participantes podem seguir as azeitonas até ao lagar, para saber um pouco mais sobre o processo de produção do azeite, que consiste na trituração da azeitona, que se transforma numa massa que segue para a batedeira, e depois para uma centrifugadora que separa o azeite da água e dos sólidos.


A experiência conta com prova, que conta com um mínimo de dois azeites. De acordo com Tomás Jónatas, a prova é realizada em copos escuros, para a cor não influenciar a avaliação, que deve incidir sobre o aroma, a harmonia e a complexidade do azeite.
Depois da prova segue-se um workshop de gastronomia alentejana com pratos elaborados com o azeite acabado de extrair. A experiência termina com a entrega de um kit de produtos que inclui uma garrafa de azeite (250ml) e uma embalagem de azeitonas Santa Vitória.

Os participantes terão que pagar 40 euros por pessoa, sendo que há a possibilidade de reservar o programa com uma e duas noite de estada com preços iniciais de 90 e 130 euros, respectivamente.
O mínimo de participantes para a experiência são quatro elementos, sendo o máximo nove, e as crianças com idade inferior a 12 anos, quando acompanhadas, não pagam.
As reservas devem ser efectuadas através de e-mail (portugal.reservas@vilagale.com) ou por via telefónica para a central de reservas (+351 212 460 650).
Para saber mais sobre a apanha da azeitona no Vila Galé Clube de Campo clique aqui.

De acordo com o director do Clube de Campo, Tomás Pires, esta propriedade tem “1620 opções”, uma alusão à área da herdade e a uma série de actividades promovidas na mesma e que podem ser combinadas com a apanha da azeitona. O hotel promove visitas à adega Santa Vitória, provas de vinhos, experiências equestres no seu picadeiro, piqueniques, tratamentos no Spa, entre outras opções.

Artigos relacionados
Experiências

Safáris que vão além dos cinco grandes animais ganham força entre os turistas

Para a maioria dos americanos, os safáris que envolvem os Cinco Grandes — leões, leopardos, rinocerontes, elefantes e búfalos do…
Experiências

Safári New Natural Habitat inclui visita aos últimos rinocerontes brancos do norte

A Natural Habitat Adventures , fornecedora líder de experiências de viagens de aventura com foco na conservação, está introduzindo um…
Experiências

Verão do Alasca esquenta com propriedades novas e reformadas

A movimentada temporada de viagens de verão está se aproximando rapidamente no Alasca e com ela vem a abertura de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :