Os momentos de colapso no sistema de abastecimento de água em Maragogi, segundo polo de turismo de Alagoas, é um problema causado por dois motivos: escolha da matriz de abastecimento, que tem em baterias de poços artesianos sua matriz de fornecimento e aumento da demanda de consumo em Progressão Geométrica. A cada ano a situação se agrava correndo o risco de um colapso total. O sistema de abastecimento de água no município é realizado de duas formas: uma pela Prefeitura, através do SAE e outra pela Casal. A prefeitura atua nos distritos de São Bento, Peroba e Ponta de Mangue e Casal em Barra Grande e centro da cidade. O prefeito Sérgio Lira anunciou que a Prefeitura investiu na construção de uma Barragem que vai, nos próximos dias, resolver de forma definitiva a falta de água entre Ponta de Mangue e Peroba, na divisa com Pernambuco. O gestor disse ainda que poderá até vender água para o município pernambucano de São José da Coroa Grande. Segundo ele, o investimento é fruto de uma parceria com a Funasa e o deputado Arthur Lira, que repassou R $5 milhões para a obra. Já as localidades abastecidas pela a Casal, o problema só será resolvido a médio prazo, cerca de 2 anos, quando a obra anunciada pelo Governo do Estado estará pronta. Até lá, os carros pipas serão uma presença necessária para atender aos consumidores, principalmente em período da alta estação de turismo, quando a população passa das 100 mil pessoas.
Maragogi/água
No último feriadão, Maragogi viveu um colapso total de falta de água nos principais distritos e no centro da cidade. Segundo o prefeito Sérgio Lira, a cidade recebeu mais de 100 mil pessoas, o que causou o colapso. Água começou a faltar logo no sábado e perdurou até terça-feira. Carros pipas foram fretados para tentar atender a demanda.
Penedo
Em Penedo a Prefeitura começou a recuperação das estradas vicinais dos povoados na região da Palmeira Alta. Uma ação que vai garantir mais qualidade de vida para a população, tornando as estradas mais seguras para todos que trafegam pela região e aproximando a zona rural da cidade e que os agricultores possam transportar seus produtos.
Piranhas
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), e o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, assinaram uma ordem de serviço para construção de uma creche municipal em Piranhas.
A creche será construída através do Mais Creches CRIA, o maior programa de construção de creches da história do estado de Alagoas.
Arapiraca/Câmara
O presidente da Câmara de Arapiraca, vereador Thiago ML(PROS), ainda não confirma oficialmente, mas seu nome desponta nos bastidores políticos como uma das grandes apostas do Agreste e região na disputa por uma cadeira na Câmara Federal. Com um mandato de destaque em defesa dos interesses de Arapiraca. Atualmente no PROS, Thiago ML se prepara para migrar nas próximas semanas para o União Brasil, partido comandado em Alagoas pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor.
Arapiraca/deputado
O deputado federal Severino Pessoa esteve no Ministério da Cidadania, onde foi recebido pelo ministro João Roma. A audiência foi pautada na captação de recursos que contemplem municípios alagoanos na área de Assistência Social. De acordo com o parlamentar alagoano, apesar do país estar saindo da pandemia, as sequelas e as feridas ainda estão abertas, principalmente entre a população mais carente.
Arapiraca/deputado 2
O deputado Severino Pessoa segue focado no mandato, nas votações importantes que teremos até o final do ano. Já vem sendo cortejado por alguns partidos, inclusive conversando e ouvindo as propostas de vários deles, mas só pretende bater o martelo a partir de março e definir sua “nova casa”.
Japaratinga
Em Japaratinga o Projeto Saúde na Escola visitou escolas da Rede Municipal para avaliar a saúde bucal dos estudantes. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Educação. O objetivo é prevenir e orientar os alunos sobre os cuidados com a saúde bucal. A gestão do prefeito Deo não mediu esforços para viabilizar a saúde para todos em Japaratinga.
Pão de Açúcar
A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, através da coordenação de Cultura, esteve nas comunidades Bom Nome e Olho D’ Água do Mato, visitando e vistoriando o estado de conservação, manutenção dos cinco sítios que ficam nessas localidades e que são tombados pelo IPHAN. A visita foi guiada pelo professor e guia de turismo rural Robério Bié, que apresentou ao nosso coordenador e também antropólogo Igor Luiz os principais problemas, entre os quais a depredação, lixo e retirada de material rochoso para a confecção de paralelepípedos.
Delmiro/salário
A Gestão municipal encaminhou para a Câmara dos Vereadores de Delmiro Gouveia, o Projeto de Lei n° 26 que autoriza o Executivo a reajustar a remuneração dos profissionais da educação em sua totalidade, em 4,52%, retroativo a maio de 2021. O aumento pretendido deve, ainda, ser amoldado ao que dispõe a Lei Complementar 173/2020, portanto com efeitos financeiros a partir de janeiro de 2022.