O planeta está reagindo às agressões da ação humana, com altas temperaturas, inundação e subida do nível do mar. Além disso, a produção de alimentos também está ameaçada pelo uso indiscriminado de agrotóxicos e mudanças genéticas. Contudo, a maior ameaça são as emissões de gases com efeito de estufa têm várias origens, sendo a produção de combustíveis fósseis a maior responsável. Mas há mais culpados, quase todos da responsabilidade do ser humano. A ciência é clara: para limitar o aquecimento global a +1,5°C devemos primeiro reduzir as emissões de gases poluentes para metade até 2030. Mas o caminho para alcançar este objetivo tem demasiadas pedras e envolve uma miríade de escolhas radicais para transformar todos os setores da economia. Um dos planos de ação para se reduzir as emissões de gases poluentes é o abandono gradual dos combustíveis fósseis, que são particularmente poluentes. Num estudo divulgado a duas semanas da conferência do clima COP26, a ONU alerta que as metas do acordo de Paris estão em risco porque, apesar das declarações de intenção para reduzir a emissão de gases poluentes e controlar as alterações climáticas, vários governos têm planos para duplicar a extração de combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás – nos próximos anos. Os planos de produção de combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás – a nível mundial, continuam a ser “um perigo” à luz dos objetivos de Paris, segundo o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUE/UNEP).
Aquecimento
No seu último relatório, publicado a uma semana da COP26, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência das Nações Unidas, mostra que, mais uma vez, as concentrações dos três principais gases com efeito de estufa, que retêm o calor da atmosfera, atingiram o pico em 2020.
Poluição
A desaceleração econômica imposta pela pandemia de covid-19 “não teve um impacto perceptível” sobre o nível e a progressão dos gases com efeito de estufa na atmosfera, apesar de um declínio temporário nas novas emissões, observa a OMM. A taxa anual de 2020 de aumento nas concentrações de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) até superou a média do período 2011-2020, assinala a agência.
Maragogi/água
O prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, voltou atrás na entrega do serviço de abastecimento de água para BRK. O prefeito justificou a mudança de decisão depois de avaliar estudos realizados que apontavam que é inviável para seu município as condições do contrato. O prefeito vai se posicionar oficialmente na próxima semana e destaca que não foi uma decisão política, mas técnica.
Arapiraca/água
Em Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa também deverá se posicionar na próxima semana, sobre os estudos que mandou fazer sobre a concessão do serviço de abastecimento da cidade para BRK. Um grupo de prefeitos acompanhou Luciano Barbosa na decisão que pretende tomar.
Arapiraca/escuridão
A população de Arapiraca continua cobrando da prefeitura melhoria da iluminação pública. A vários bairros estão na escuridão e sob a ameaça de assaltantes. Em contrapartida a conta da CIP é cobrada de todos e é uma das mais caras de Alagoas. A população espera que até o Natal a situação melhore.
Coruripe/água
O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, disse que vai aguardar um estudo que foi realizado e deverá sair o resultado na próxima semana. Marcelo Beltrão aproveitou para fazer uma indagação porque a empresa não quer assumir também o serviço de saneamento básico?
Japaratinga
Pela primeira vez, o doce destino Japaratinga esteve presente no Festival do Turismo de Gramado – FESTURIS, a maior feira de negócios turísticos da América Latina. O evento ocorreu nos dias 4, 5, 6 e 7 de novembro, na serra gaúcha. Mas a programação para Japaratinga começou no dia 3, na reunião da diretoria da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo – Anseditur.
Pilar/SUS
A cidade do Pilar foi escolhida para sediar a Oficina de Expansão do Conecte SUS. O evento, realizado pelo Ministério da Saúde, é uma excelente oportunidade para qualificar seus gestores e corpo técnico qualificados acerca da Estratégia de Saúde Digital – ESD28, da própria RNDS e do uso das plataformas do Conecte SUS Cidadão e Conecte SUS Profissional.
Penedo/seminário
Nos dias 18 e 19, Penedo vai receber secretários e profissionais de Saúde de Alagoas para fortalecer práticas dos serviços de Atenção Primária à Saúde. Penedo possui um perfil de turismo de eventos e foi preparada para isso, com o Centro de Convenções. Contudo o evento vai ocorrer no Theatro Sete de Setembro.
Penedo/trânsito
A SMTT realizou blitz educativa para condutores de veículos e pedestres. Uma ação da Educação no Trânsito da SMTT para incentivar as boas práticas no trânsito. Os fiscais orientaram os motoristas quanto aos estacionamentos em locais proibidos, veículos na contramão, não respeitar a faixa de pedestres, não usar o cinto de segurança ou capacete e transportar crianças com menos de 10 anos de forma indevida.