Notícias

Recife e Campina Grande passam a integrar Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco

Mais duas cidades brasileiras passaram a integrar a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Semana, passada, a agência divulgou uma relação de 49 cidades ao redor do mundo que agora integram a seleta lista, sendo Campina Grande (PB) reconhecida em Artes Midiáticas – única cidade brasileira com o título nesta categoria – e Recife (PE), como cidade criativa da Música.

As candidaturas das duas cidades brasileiras contaram com o endosso da Comissão Nacional, da qual o Ministério do Turismo faz parte. A comissão é responsável pela chancela, fornecida pelo Itamaraty, das candidaturas que devem ser enviadas pelos municípios à sede do organismo internacional em Paris. Neste ano, a Unesco estabeleceu como limite duas candidaturas por país, concorrentes em duas especialidades distintas.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, comemorou o título internacional. “O título de cidade criativa é um importante diferencial competitivo para os destinos que garantem esse reconhecimento. Estamos muito felizes de termos mais duas cidades brasileiras nesta seleta lista da Unesco. Este reconhecimento dará ainda mais visibilidade aos nossos destinos no cenário internacional. É uma conquista para o turismo brasileiro”, destacou.

Atualmente, outras dez cidades brasileiras fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que, desde 2004, reconhece mundialmente esforços de cidades para colocar a economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro de planos de desenvolvimento urbano. São elas: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.

A Rede de Cidades Criativas da Unesco tem por objetivo favorecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. As cidades que aderem à rede comprometem-se a compartilhar boas práticas e a desenvolverem parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade no âmbito de seus planos de desenvolvimento urbano.

Com a nova inclusão, a rede da Unesco conta agora com 295 cidades em 90 países que investem em cultura e criatividade – artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música – para promover o desenvolvimento urbano sustentável.

Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados
Notícias

Feriado prolongado aquece transporte rodoviário de passageiros no Brasil

O feriado prolongado da Semana Santa e de Tiradentes, uma das melhores oportunidades do ano para fazer as malas e…
Notícias

Embratur e Braztoa assinam acordo para fortalecer empresas brasileiras de turismo receptivo internacional

A Embratur assinou, durante a WTM Latin America, em São Paulo (SP), um acordo de cooperação técnica (ACT) com a…
Notícias

Feriadão de Páscoa e Tiradentes terá 288 voos extras para destinos turísticos em todo o país

Os feriados da Semana Santa e de Tiradentes, que neste ano irão formar um feriadão prolongado, prometem impulsionar o turismo…